Covid-19: Portugal é sétimo país da União Europeia com mais novos casos diários

Portugal apresenta uma média de 995 novos casos diários por milhão de habitantes, estando acima da média europeia e mundial. O número de mortes diárias atribuídas à doença mantém-se estável.

Foto
Na União Europeia, Chipre apresenta a média maior, com 1920 novos casos por milhão de habitantes Reuters/AJENG DINAR ULFIANA

Portugal é o sétimo país da União Europeia com mais novos casos diários de covid-19 por milhão de habitantes na última semana, mas as mortes diárias atribuídas à doença mantêm-se estáveis, segundo o site estatístico Our World in Data.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Portugal é o sétimo país da União Europeia com mais novos casos diários de covid-19 por milhão de habitantes na última semana, mas as mortes diárias atribuídas à doença mantêm-se estáveis, segundo o site estatístico Our World in Data.

De acordo com os números actualizados à data desta segunda-feira, Portugal teve uma média de 995 novos casos diários por milhão de habitantes, acima da média europeia (819) e da mundial (110).

Na União Europeia, Chipre apresenta a média maior, com 1920 novos casos por milhão de habitantes, seguido de França (1850), Alemanha (1340), Luxemburgo (1270) e Áustria (1150).

A nível mundial, e considerando apenas países ou territórios com mais de um milhão de habitantes, a Coreia do Sul tem a média mais alta neste indicador (2590), seguida de Chipre, França, Austrália (1710) e Nova Zelândia (1570).

Em relação às novas mortes por milhão de habitantes atribuídas à doença, Portugal apresenta uma média diária de 2,3, ligeiramente abaixo da média de 2,4 que o Our World in Data contabilizava há duas semanas. A média da União Europeia neste indicador está em 1,8 e a mundial em 0,3.

Dos países da UE, a Grécia apresenta a média maior (6,3), seguida da Finlândia (4,7), Eslováquia (4,5), Malta (4,4) e Áustria (3,5). A nível mundial e considerando apenas países com mais de um milhão de habitantes, Hong Kong (região administrativa especial chinesa) apresenta a média maior (6,9), seguido da Grécia, Finlândia, Eslováquia e Coreia do Sul (4,3).