Reino Unido vai proibir celebridades populares entre menores de 18 anos de aparecerem em anúncios a jogos de azar
As novas regras deverão entrar em vigor a partir de Outubro deste ano.
Na Grã-Bretanha, os anúncios a jogos de azar online com celebridades, desportistas e influencers populares entre um público menor de 18 anos vão ser proibidos com o objectivo de proteger os mais jovens daquele que é o maior universo de apostas.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Na Grã-Bretanha, os anúncios a jogos de azar online com celebridades, desportistas e influencers populares entre um público menor de 18 anos vão ser proibidos com o objectivo de proteger os mais jovens daquele que é o maior universo de apostas.
O endurecimento das regras faz parte do compromisso da Advertising Standards Authority (ASA) de “salvaguardar os jovens e públicos vulneráveis”, declara o regulador nesta terça-feira. “Estas regras afectarão significativamente os anunciantes de jogos de azar online que procuram promover as suas marcas usando desportistas e celebridades, bem como indivíduos como influenciadores, que são de forte apelo para os menores de 18 anos”, justifica o organismo.
O Comité de Prática Publicitária, que escreve os códigos de publicidade que são regulamentados pela ASA, considera que os anúncios não devem estar associados à cultura jovem. Numa revisão de estudos, o ano passado, a Public Health England deu nota de uma preocupação crescente com o jogo, concluindo que a dependência deve ser considerada um problema de saúde pública. As novas regras deverão entrar em vigor a partir de Outubro deste ano.
No passado, Cristiano Ronaldo, actualmente a vestir a camisola do Manchester United, e o ex-técnico do Chelsea José Mourinho apareceram em anúncios de jogos de azar online no Reino Unido.
Nos últimos anos e com a pandemia como pano de fundo, as empresas de apostas online do Reino Unido, incluindo o proprietário das marcas Ladbrokes e Coral, Entain e 888, arrecadaram milhares de milhões de euros em lucros, à medida que a prática aumentou durante os confinamentos.
Ultimamente, o Governo vem endurecendo as regras sobre jogos online, que incluem um limite para a aposta máxima em terminais, verificações da idade e identidade em jogos de azar online e mais apoio para aqueles que se tornam viciados.
Notícia corrigida: o Reino Unido não vai proibir menores na publicidade a jogos de azar (a utilização de menores em publicidade a este tipo de jogos já é vedada por lei), mas proibir as personalidades populares entre aqueles