Alfa Romeo Tonale acelera para as encomendas
O Tonale chega em Junho, mas já é possível encomendar a Edizione Speciale, baseada no nível de equipamento Veloce e servida pelo 1.5 sobrealimentado de 130cv associado a um sistema eléctrico. O preço começa nos 39 mil euros.
Depois da estreia numa apresentação virtual em simultâneo para o mundo inteiro, o Alfa Romeo Tonale acelera para chegar às estradas no mês de Junho. O primeiro SUV da marca italiana já está disponível para encomenda em Portugal, a partir de 39 mil euros.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Depois da estreia numa apresentação virtual em simultâneo para o mundo inteiro, o Alfa Romeo Tonale acelera para chegar às estradas no mês de Junho. O primeiro SUV da marca italiana já está disponível para encomenda em Portugal, a partir de 39 mil euros.
O automóvel, apresentado como aquele que “abre um novo capítulo da história” da marca centenária (celebra 112 anos), é também o primeiro modelo da Alfa Romeo como parte do conglomerado Stellantis, no qual tem o desafio de assumir o lugar de marca global premium.
O Tonale começará a ser proposto na Edizione Speciale, baseada no nível de equipamento Veloce e servida pelo 1.5 sobrealimentado de 130cv associado a um sistema eléctrico, de 20cv e 55 Nm, montado no interior da caixa de dupla embraiagem de sete velocidades, capaz de reduzir emissões e consumos.
Para os terceiro e quarto trimestres, aguarda-se o lançamento de uma versão do mesmo motor com 160cv, equipado com turbo de geometria variável, mas também da mecânica plug-in, assente num 1.3 turbo de 180cv ao qual se une um e-motor de 90 kW para uma potência combinada de 275cv e tecnologia Q4, de distribuição de potência às quatro rodas. Esta variante conta com uma autonomia em modo 100% eléctrico de 80 quilómetros em circuito urbano, o que, associado ao facto de apresentar emissões inferiores a 50 g/km, o torna apto a beneficiar da fiscalidade verde. Para tal, conta com uma bateria com capacidade de 15,5 kWh, capaz de suportar carregamentos de até 100 kW, permitindo uma recarga muito célere.
O SUV, que chega para se posicionar um patamar abaixo do Stelvio, face ao qual tem menos um palmo de comprimento, vai ainda ser proposto com uma solução a gasóleo.
Com 4,53m de comprimento, o Tonale é uma alternativa premium a propostas alemãs como Audi Q3, Mercedes GLA e BMW X1/X2. E o SUV do segmento C, diz a marca, “assinala a metamorfose” pela qual a Alfa Romeo está a passar e “representa uma evolução radical” em termos de conectividade e electrificação. Uma das novidades é o facto de o Tonale chegar equipado com um certificado digital NFT (non-fungible token), que, baseado na tecnologia blockchain, certifica o automóvel no momento da compra. A Alfa Romeo espera com isto obter “grandes benefícios em termos de protecção do valor residual”.
A conectividade vai assentar num novo sistema de infoentretenimento, assente em dois ecrãs TFT num total de 22,5’’, que, além de ser apresentado como mais reactivo, pode incluir actualizações Over-the-Air e integração com o assistente Amazon Alexa. Além disso, o Tonale promete incluir segurança de primeira classe, integrando sistemas de condução autónoma de nível 2, sem descurar aspectos como o conforto.