Primeiro cartão de cidadão para bebés com menos de um ano pode ser pedido online
O serviço “registo de nascimento online” está disponível tanto para bebés nascidos em Portugal como no estrangeiro, caso um dos pais seja português e pretenda declarar o nascimento para efeitos de atribuição da nacionalidade portuguesa.
O primeiro cartão de cidadão de crianças com menos de um ano pode, a partir de hoje, ser pedido sem sair de casa, através de um serviço online, anunciou o Ministério da Justiça (MJ).
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O primeiro cartão de cidadão de crianças com menos de um ano pode, a partir de hoje, ser pedido sem sair de casa, através de um serviço online, anunciou o Ministério da Justiça (MJ).
“Tal como acontecia com o serviço presencial “nascer cidadão”, neste novo serviço online os pais podem associar ao registo de nascimento o pedido do primeiro cartão de cidadão do seu bebé, com a vantagem adicional de não terem de sair de casa”, avança o Ministério da Justiça numa nota enviada para a Lusa.
O serviço “registo de nascimento online” — que é possível aceder através do endereço nascimento.justica.gov.pt — está disponível tanto para bebés nascidos em Portugal como no estrangeiro, caso um dos pais seja português e pretenda declarar o nascimento para efeitos de atribuição da nacionalidade portuguesa.
Segundo dados do MJ, o registo de nascimento online já está disponível em 58 países.
O MJ sublinha que este novo serviço a pensar nos recém-nascidos marca os 15 anos de existência do cartão do cidadão, período em que foram emitidos mais de 32 milhões de cartões em Portugal e no estrangeiro.
O cartão do cidadão é um documento físico mas é também um documento de identificação digital com funcionalidades que permitem ao seu portador autenticar-se em portais de serviços públicos e privados, realizar serviços online e assinar documentos digitalmente.
No ano passado, passou a ser disponibilizada a renovação automática do cartão de cidadão, “permitindo a mais de 930 mil cidadãos renovar o seu cartão de cidadão sem deslocações e a mais de 1,6 milhões de cidadãos receber o seu cartão por correio, de forma segura, com entrega individual e ao próprio”.
A próxima geração do cartão de cidadão, que está a ser preparada, incluirá tecnologia “contactless” (sem contacto), entre outras funcionalidades, acrescenta o MJ.