Pensamento computacional vai ser desenvolvido em todos os anos do ensino básico
É a “novidade curricular” das novas Aprendizagens Essenciais que entrarão em vigor no próximo ano. Programa responde ao lapso identificado num estudo da OCDE: temas do século XXI continuam a ser ignorados nos currículos de Matemática para o básico.
O pensamento computacional vai figurar, a partir do próximo ano lectivo, como uma das capacidades a desenvolver pelos alunos de todo o ensino básico na disciplina de Matemática. “É uma novidade curricular”, confirma ao PÚBLICO a especialista em didáctica da Matemática, Leonor Santos, que integrou as equipas responsáveis pela revisão do programa para o ensino básico.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O pensamento computacional vai figurar, a partir do próximo ano lectivo, como uma das capacidades a desenvolver pelos alunos de todo o ensino básico na disciplina de Matemática. “É uma novidade curricular”, confirma ao PÚBLICO a especialista em didáctica da Matemática, Leonor Santos, que integrou as equipas responsáveis pela revisão do programa para o ensino básico.