Foto de menina a confrontar soldado foi tirada na Ucrânia?

Vídeo de uma criança a confrontar militar foi publicado nas redes sociais nos últimos dias. Utilizadores ligam imagens ao conflito entre Rússia e Ucrânia.

Foto
Frame do vídeo em que menina confronta soldado Youtube

O tweet

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O tweet

“Uma rapariga ucraniana de oito anos confronta um soldado russo, dizendo-lhe para voltar para o seu país. Isto é coragem...”

O contexto

Nos últimos dias, foi partilhado em páginas das redes sociais um vídeo que mostra uma menina a confrontar um soldado. As contas responsáveis por estas publicações ligam estas imagens ao conflito entre Rússia e Ucrânia, alegando que a menina captada é ucraniana e protesta a presença do homem armado russo no seu país.

Os factos

O vídeo foi captado em 2012. Ahed Tamimi, a menina nas imagens, é natural de Nabi Saleh, na Cisjordânia, território controlado por Israel. A jovem confronta um soldado israelita, perguntando-lhe pelo seu irmão — que teria sido detido minutos antes​ da filmagem. Para Israel, tudo não passou de uma acção de propaganda. De acordo com o Governo israelita, Ahed Tamimi era instrumentalizada pelos palestinianos, sendo incitada a provocar os soldados para a captação de imagens de violência contra as crianças.

Na Palestina, a jovem tornou-se um símbolo da resistência. Ahed Tamimi seria detida em Dezembro de 2017, após dar um estalo a um soldado israelita. Seria condenada a cinco meses de prisão.

Em resumo

É falso que este vídeo, captado há quase dez anos na Cisjordânia, mostre uma menina ucraniana a confrontar um soldado russo.