Autoridade Marítima e Marinha alertam para ondas que podem chegar aos 10 metros nos Açores

Autoridades apelam a que a população redobre cuidados, “tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras”.

Foto
Açores Anna Costa

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertaram nesta segunda-feira para o agravamento do estado do mar nos Açores, esta terça-feira, com ondas que poderão chegar aos 10 metros, apelando à população para que redobre cuidados.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertaram nesta segunda-feira para o agravamento do estado do mar nos Açores, esta terça-feira, com ondas que poderão chegar aos 10 metros, apelando à população para que redobre cuidados.

“A agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante oeste, com uma altura significativa que poderá atingir os quatro metros e uma altura máxima de dez metros, com um período médio a variar entre os nove e os 12 segundos. São esperados ventos com uma intensidade média de até 35Km/hora e rajadas até 75Km/hora, provenientes do quadrante Oeste/Sudoeste”, avançaram as autoridades, em comunicado de imprensa.

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha apelam a que a população redobre cuidados, “tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras”.

Nesse sentido, recomendam que os pescadores reforcem a amarração e mantenham uma “vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas”.

Recomendam ainda que a população evite “passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima” e que não sejam praticadas actividades de pesca lúdica, “em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas”.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje avisos amarelos para os grupos ocidental e central dos Açores, referentes a agitação marítima, precipitação e vento, na terça-feira.

As ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo) estão sob aviso amarelo, a partir das 6h locais (7h em Lisboa) de terça-feira, com previsões de agitação marítima, com “ondas de oeste”, de precipitação “por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada”, e de vento forte, com “direcção de sudoeste, rodando para oeste”.

Os avisos referentes à agitação marítima e à precipitação estendem-se até às 12h e o de vento forte até às 15h.

Já as ilhas do grupo central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) estão sob aviso amarelo entre as 12:00 e as 18:00 de terça-feira, com previsões de precipitação, “por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada”, e de vento forte, com “direcção de sudoeste, rodando para oeste”.

O IPMA emite aviso amarelo (o terceiro mais grave da escala) sempre que existe uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.