Há qualquer coisa de irresistível no acto de moldar o barro — e a roda de oleiro é magnética, girando para formar um objecto humedecido e mole, mas firme ao mesmo tempo. É por isso que também foi “fácil e apetecível” filmar Terra: Histórias da Cerâmica, a nova série documental da RTP2 realizada por Sara Morais. “A cerâmica tem um lado de sensualidade, de ligação com a matéria”, constata a realizadora desta "road trip” pelas diversificadas e ricas práticas desta arte que pululam em Portugal. Começa-se pela roda, essencial para rolar estrada fora mas também para fazer olaria, e termina-se no quadrado, o azulejo a que é dedicado o oitavo e último episódio.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Há qualquer coisa de irresistível no acto de moldar o barro — e a roda de oleiro é magnética, girando para formar um objecto humedecido e mole, mas firme ao mesmo tempo. É por isso que também foi “fácil e apetecível” filmar Terra: Histórias da Cerâmica, a nova série documental da RTP2 realizada por Sara Morais. “A cerâmica tem um lado de sensualidade, de ligação com a matéria”, constata a realizadora desta "road trip” pelas diversificadas e ricas práticas desta arte que pululam em Portugal. Começa-se pela roda, essencial para rolar estrada fora mas também para fazer olaria, e termina-se no quadrado, o azulejo a que é dedicado o oitavo e último episódio.