Tempestade Eunice faz pelo menos 16 mortos na Europa

Ventos e chuvas causaram mortes, quedas de árvores e danos em vários edifícios no noroeste europeu.

Fotogaleria

Foram registadas pelo menos 16 mortes na Europa devido à tempestade Eunice, que afectou o noroeste do continente na sexta-feira com ventos que chegaram aos 196 quilómetros por hora.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Foram registadas pelo menos 16 mortes na Europa devido à tempestade Eunice, que afectou o noroeste do continente na sexta-feira com ventos que chegaram aos 196 quilómetros por hora.

O mau tempo causou danos em vários edifícios, incluindo no telhado da arena O2 em Londres, e levou à queda do topo da espiral da Igreja de St Thomas, em Somerset, e à colisão de uma grua com um hospital na cidade belga de Tournai. Na noite de sábado, cerca de 155 mil casas no Reino Unido continuavam sem electricidade.

Na noite de sábado 16 mortes tinham sido atribuídas à tempestade Eunice, segundo serviço Euronews: quatro nos Países Baixos, quatro na Polónia, três na Inglaterra, duas na Alemanha, duas na Bélgica, e uma na Irlanda. Muitas foram causadas pela queda de árvores em veículos. Na Bélgica, um homem morreu depois de ter sido atirado do seu barco devido aos ventos fortes.

Na cidade de Tournai, na Bélgica, os ventos levaram a ponta de uma grua a colidir com o telhado de um hospital — não há indicação de vítimas mortais, mas os órgãos de comunicação locais falam em vários feridos.

Mais de um milhão de casas foram atingidas por cortes de energia durante o dia de sexta-feira à medida que árvores e linhas de electricidade eram derrubadas. Às 7h30 de sábado a electricidade tinha sido reposta em mais de 1,2 milhões de habituações no Reino Unido, na noite de sábado cerca de 155 mil casas permanecem sem luz. A informação foi divulgada pela Associação de Rede Eléctrica do Reino Unido que explica que os “engenheiros estão a trabalhar sem parar para repor a electricidade”. Cerca de 194 mil pessoas estão na mesma situação na Polónia, segundo as autoridades locais e várias ligações ferroviárias foram suspensas.

Perdas superiores a 240 milhões

A empresa de auditoria britânica PwC estima que a tempestade Eunice cause perdas superiores a 240 milhões de euros às seguradoras. O valor pode chegar aos 420 milhões de euros devido aos danos em propriedades, negócios e à disrupção de viagens.

Os ventos fortes levaram os pilotos de alguns aviões a desistir de aterrar em aeroportos britânicos. Foram cancelados mais de 430 voos no Reino Unido. Viagens de ferry e comboio também foram canceladas: o operador dinamarquês de ferry DFDS anunciou, numa declaração publicada no Twitter, que as travessias entre Dover, no Reino Unido, e Calais, no norte de França, estavam suspensas devido aos ventos fortes.

Na sexta-feira, o Gabinete de Meteorologia do Reino Unido informou que os ventos mais fortes da tempestade se dirigiam para a Escandinávia e o norte da Europa continental, onde já tinham sido emitidos avisos. A Eunice ​formou-se no Atlântico central, antes de se deslocar dos Açores em direcção à Europa.

“Existe o risco de rajadas de força violenta, com um máximo entre 100 e 115 quilómetros por hora”, avisaram os serviços meteorológicos alemães, notando que podem verificar-se telhados danificados e árvores arrancadas.