Sonae assume-se mais gestora de participações e muda nome de alguns negócios
Grupo apresenta nova imagem, que inclui mudança de logótipo, e novos valores, que resultam “da reflexão sobre o futuro da Sonae e do mundo em rápida transformação”.
A Sonae apresentou esta quinta-feira uma nova imagem, que inclui um novo logótipo, novos valores e ainda a mudança de nome das principais áreas de negócio, com o desaparecimento da marca Sonae nos negócios centrais.
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A Sonae apresentou esta quinta-feira uma nova imagem, que inclui um novo logótipo, novos valores e ainda a mudança de nome das principais áreas de negócio, com o desaparecimento da marca Sonae nos negócios centrais.
Assim, a área do retalho, a até agora Sonae MC, passa a ser apenas MC, e o mesmo acontece na área dos centros comerciais, que passa a designar-se apenas de Sierra. As maiores mudanças acontecem nos serviços financeiros, com a Sonae FS a assumir a denominação de Universo (marca do cartão lançado pelo grupo); nos negócios da moda, que passa a Zeitreel; e ainda na gestão de investimentos em tecnologia, que muda para Bright Pixel. Na área de retalho de electrónica, o grupo, que é proprietário do PÚBLICO, não mexeu na designação, mantendo a marca Worten.
A mudança de nomes ou marcas enquadra-se na estratégia seguida nos últimos anos de posicionar a Sonae cada vez mais como gestora de participações, e cada vez menos dona integral dos negócios, que a classificavam como um conglomerado, estatuto nem sempre valorizado nos mercados financeiros.
Em comunicado, a empresa liderada por Cláudia Azevedo assume isso mesmo: “Enquanto holding gestora de um portefólio diverso de negócios, a Sonae assume, cada vez mais, um papel de orientação, de desafio e impulsionador da criação de valor assente no impacto positivo para os negócios, pessoas, comunidades e planeta”.
Um dos mais recentes negócios em que a Sonae deixou de ter o controlo total foi na área do retalho, o negócio mais rentável do grupo, com a venda de 24,99% da antiga Sonae MC à CVC Strategic Opportunities.
A Sierra também é detida em 80% pela Sonae SGPS (Portugal) e em 20% pela Grosvenor Group Limited, mas a propriedade de centros comerciais e outros activos está repartida por um conjunto de parceiros. Esta empresa assume-se cada vez mais com gestora de fundos de investimento e prestadora de serviços.
Mas há outros negócios onde a Sonae tem inclusive assumido participações minoritárias, como a criação, com outras três marcas da Iberian Sports Retail Group (ISRG), no retalho desportivo, onde detém uma participação de 30%.
Segundo o grupo, a nova imagem e os novos valores resultam “da reflexão sobre o futuro da Sonae e do mundo em rápida transformação nas dimensões económica, tecnológica, social e ambiental, que leva o grupo a assumir a vontade de fazer ainda mais e melhor”, avança a empresa em comunicado.
Uma mudança com o propósito de “fortalecer o compromisso com as pessoas e o planeta, mantendo a missão de criar valor económico e social de longo prazo”.
E é assim que lema recente - “improving life”- passa a “shaping tomorrow”, justifica a Sonae.
“Tudo o que fazemos tem por base os nossos valores. São o nosso legado e os princípios que nos orientam para o futuro. Definem a forma como trabalhamos e a nossa cultura. Uma cultura que se adapta e evolui, sem nunca perder os pilares que a distinguem”, afirma Cláudia Azevedo, citada no comunicado.
“Lideramos com impacto”, é o primeiro valor agora assumido e pretende traduzir a transformação da ambição em acção, o impacto profundo no presente e no futuro. Segue-se o “conduzimos o amanhã”, mantendo a aposta no empreendedorismo, entre outros.