Contactos “desconhecidos” que apareceram em telemóveis dos clientes Vodafone são da empresa
Os contactos “desconhecidos” que apareceram no telefone de alguns clientes da Vodafone, sem qualquer acção da sua parte, “pertecem todos à Vodafone” e não têm qualquer relação com ataque de que a empresa foi alvo.
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Vários clientes da Vodafone notaram, durante a manhã desta quarta-feira, o aparecimento de números desconhecidos associados a um contacto com o nome Vodafone que surgiu na lista telefónica. A empresa vem esclarecer: os números são oficiais e associados a campanhas de marketing, não havendo qualquer ligação ao ciberataque de segunda-feira, que afectou os serviços da empresa.
Os relatos surgiram nas redes sociais. Vários utilizadores partilharam screenshots onde se viam vários números associados a um único contacto: Vodafone. De acordo com estes utilizadores, apareceram sem qualquer acção da sua parte.
Contactada pelo PÚBLICO, fonte oficial da Vodafone esclarece que os números “pertencem todos à Vodafone”. “Decorrem de uma funcionalidade da APP My Vodafone, já existente, que permite ao cliente identificar a origem do número chamador associado a campanhas de marketing”, explicam ainda. O objectivo é que os contactos efectuados pela operadora surgissem no chamador dos telefones devidamente identificados.
“Caso os clientes não pretendam identificar o número chamador como Vodafone, podem apagar este contacto do telefone”, afirma ainda a empresa.
“A disponibilização destes contactos, ao abrigo desta funcionalidade, não está relacionada com o ciberataque” de segunda-feira.
Rede por estabilizar
Pelas 18h30 desta quarta-feira, a Vodafone informou, em comunicado, que “a prioridade do dia” tem sido a “estabilização da sua rede e a recuperação do serviço de voz fixa, que tem relevância para todos os clientes, mas em especial para os clientes empresariais. Desde a hora de almoço que iniciámos de forma gradual o restabelecimento deste serviço, o qual tem vindo sustentadamente a ganhar estabilidade.”