Chega consegue melhores resultados nos concelhos com menor poder de compra

Desempregados inscritos em centros de emprego são em menor número nos concelhos onde o partido de André Ventura conseguiu os seus melhores resultados.

Foto
Partido de André Ventura conseguiu eleger 12 deputados. LUSA/RODRIGO ANTUNES

Os concelhos onde o Chega, que conseguiu eleger 12 deputados para a Assembleia da República, obteve melhores resultados nas eleições deste domingo caracterizam-se terem menor poder de compra por pessoa, face à média nacional, segundo dados do portal EyeData.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Os concelhos onde o Chega, que conseguiu eleger 12 deputados para a Assembleia da República, obteve melhores resultados nas eleições deste domingo caracterizam-se terem menor poder de compra por pessoa, face à média nacional, segundo dados do portal EyeData.

Neste portal, disponível em www.eyedata.pt/eleicoes/legislativas2022, os resultados eleitorais de cada partido por concelho ou distrito (no qual concorreu isolado ou em coligação) são divididos em três, permitindo ver qual o terço dos concelhos ou distritos em que cada partido obteve os melhores resultados, os piores resultados e o resultado médio.

No caso do Chega é possível verificar o seguinte:

  • Ambiente

Os concelhos onde o Chega obteve os melhores caracterizam-se por um baixo grau de resíduos urbanos preparados para valorização e reciclagem (35,22%, o que compara com a média nacional de 46,54%).

Pelo contrário, nos concelhos onde o partido de André Ventura obteve melhores resultados, os alojamentos servidos por drenagem de águas residuais são superiores à média nacional, já que registam 87,33% comparando com 85,30% a nível nacional.

Já a superfície de áreas protegidas é inferior nos concelhos onde o Chega se saiu melhor (7,14%, face a 9,58% a nível nacional).

  • Demografia

Os concelhos onde o Chega apresenta melhores resultados apresentam um maior nível de nascimentos fora do casamento, 64,91% contra 57,90% a nível nacional. O número médio de filhos por mulher (1,49) no terço dos concelhos onde o Chega obteve melhores resultados é superior face à média nacional de 1,41.

  • Economia

Nos concelhos onde o Chega obteve melhor resultado, o poder de compra por pessoa é inferior à média nacional (índice de 92,81 face a 100,22 a nível nacional).Também o ganho médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem é inferior à média nacional, nos concelhos onde o Chega se saiu melhor, já que é de 1.100,57 euros, face aos 1.207,01 a nível nacional.

Já os desempregados inscritos em centros de emprego são em menor número nos concelhos onde o Chega conseguiu os seus melhores resultados, já que são, em média, 5,69%, face à média nacional de 8,08%.

  • Educação

No terço dos concelhos onde o Chega obteve melhores resultados, os estabelecimentos de ensino secundário por 10.000 habitantes (0,79) são inferiores face à média nacional de 0,94. Também o número de estabelecimentos de ensino básico por 10.000 habitantes (6,19) é inferior à média nacional de 6,54. Já a taxa de retenção no ensino básico (3,01) é superior à média nacional de 2,22, nos concelhos onde o Chega teve melhores resultados.

  • Sociedade

A percentagem de casamentos não católicos é de 92,25% nos concelhos onde o Chega teve melhor performance, sendo de 87,79% a nível nacional. Pelo contrário, o número de camas em hospitais por 1.000 habitantes é muito inferior à média nacional, já que é de 1,22 nos concelhos onde o Chega teve melhores resultados face a 3,18 a nível nacional.

Também o número de espectadores de cinema por mil habitantes é bastante menor do que a média nacional, de 369,29 contra os 211,57 nos concelhos onde a performance do Chega foi melhor.