Está na mesa o festival da enguia da lagoa de Santo André, “orgulho da gastronomia local”

De caldeirada, de escabeche, de ensopado, na cataplana, frita ou grelhadas.É ao gosto do freguês nesta freguesia de Santiago do Cacém, de 28 de Janeiro a 7 de Fevereiro.

Fotogaleria

“Impulsionar a economia local, principalmente a restauração”. É este o objectivo do Festival da Enguia da Lagoa de Santo André, já em 7ª edição.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

“Impulsionar a economia local, principalmente a restauração”. É este o objectivo do Festival da Enguia da Lagoa de Santo André, já em 7ª edição.

A especialidade pode provar-se de várias formas numa dezena de restaurantes da freguesia de Santo André, Santiago do Cacém, sendo a enguia estrela gastronómica de 28 de Janeiro a 13 de Fevereiro.

Um evento que “preza o conceito de experiência gastronómica, facilitado pela excelência dos sabores locais, pelo saber cozinhar, mas também pela genuinidade da cozinha alentejana”, sublinha a autarquia em nota, realçando que a enguia é "um orgulho da gastronomia local"​.

A iguaria poderá saborear-se de caldeirada, de escabeche, de ensopado ou na cataplana; fritas ou grelhadas.

Os restaurantes aderentes: Cantinho dos Sabores, Chez Daniel, Faz-te Esperto, Marin’s Restaurante, Quinta do Giz, Figo Doce, Ti Lena Restaurante & Casa do Gin e Dom Lucas.

Detalhe: “o festival não tem qualquer carácter competitivo, nem pressupõe qualquer classificação entre os participantes”.

Enquanto isso, por estes dias, celebram-se as sopas, açordas e migas nas “vizinhanças”, em Grândola.