Mais ou menos verdade, mais ou menos lenda, a história que interessa contar do álbum de estreia de Tricky, Maxinquaye, que fez dele a candeia que iluminava o caminho para o movimento trip-hop, é a de que muitas das vozes gravadas por Martina Topley-Bird para o álbum são primeiras takes. E são primeiras takes porque aquilo que Tricky queria registar era o contacto virgem da sua musa de então com pistas instrumentais que a cantora nunca antes tinha ouvido. Cantava e gravava à medida que descobria o tema. A acreditar nesta versão — tão oficial quanto algo pode ser oficial tratando-se de Tricky —, temas desse álbum clássico como Ponderosa ou Black steel (versão para Black steel in the hour of chaos, dos Public Enemy) correspondem à reacção instintiva de Martina à música que Tricky lhe lançava para os auscultadores enquanto punha a fita a correr.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Mais ou menos verdade, mais ou menos lenda, a história que interessa contar do álbum de estreia de Tricky, Maxinquaye, que fez dele a candeia que iluminava o caminho para o movimento trip-hop, é a de que muitas das vozes gravadas por Martina Topley-Bird para o álbum são primeiras takes. E são primeiras takes porque aquilo que Tricky queria registar era o contacto virgem da sua musa de então com pistas instrumentais que a cantora nunca antes tinha ouvido. Cantava e gravava à medida que descobria o tema. A acreditar nesta versão — tão oficial quanto algo pode ser oficial tratando-se de Tricky —, temas desse álbum clássico como Ponderosa ou Black steel (versão para Black steel in the hour of chaos, dos Public Enemy) correspondem à reacção instintiva de Martina à música que Tricky lhe lançava para os auscultadores enquanto punha a fita a correr.