Damon Albarn pôs em causa autoria das canções de Taylor Swift. E a cantora não gostou
“Ela não escreve as suas próprias canções”, declarou o vocalista dos Blur e Gorillaz sobre Taylor Swift. A cantora já se manifestou desiludida com o britânico e várias vozes fizeram-se ouvir em sua defesa.
“Eu era uma grande fã tua até ver isto”, escreveu Taylor Swift no Twitter, dirigindo-se a Damon Albarn. “Eu escrevo todas as minhas canções. A tua declaração bombástica é completamente falsa e tão prejudicial.”
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
“Eu era uma grande fã tua até ver isto”, escreveu Taylor Swift no Twitter, dirigindo-se a Damon Albarn. “Eu escrevo todas as minhas canções. A tua declaração bombástica é completamente falsa e tão prejudicial.”
A reacção da cantora norte-americana surge depois de o britânico Damon Albarn ter feito algumas declarações ao LA Times, em que acusa a artista de não escrever os temas que canta. No entanto, o que mais se destaca da conversa entre o vocalista dos Blur e Gorillaz e o jornalista do periódico norte-americano é a incoerência.
Tudo começa quando o entrevistador pergunta se Albarn acha mesmo que “muitos músicos modernos estão fiados no som e na atitude” e o músico desafia o jornalista a lhe dar “um nome de alguém que não esteja”. É então que surge o nome de Taylor Swift. “Ela pode não estar entre os seus gostos, mas Taylor Swift é uma excelente compositora”, afirma Mikael Wood, crítico de música pop do LA Times. Mas Damon Albarn contrapõe de forma muito assertiva: “Ela não escreve suas próprias canções.”
O jornalista corrige-o. “É claro que escreve. Co-escreve alguns deles”, diz. Mas Albarn é peremptório a considerar que “isso não conta”. “Eu sei o que é co-escrever. Co-escrever é muito diferente de escrever. Não estou a falar mal de ninguém, só estou a dizer que há uma grande diferença entre um compositor e alguém que co-escreve.”
No entanto, como exemplo de “uma compositora realmente interessante”, Albarn escolhe elogiar Billie Eilish, quando a artista, tal como o próprio cantor britânico frisa, co-escreve com o irmão, o músico e produtor Finneas O'Connell.
“Nunca conheci Damon Albarn e ele nunca esteve no meu estúdio, mas aparentemente ele sabe mais do que nós sobre todas aquelas canções que Taylor escreve e traz”, escreveu o produtor Jack Antonoff no Twitter, rede social em que muitos se insurgiram contra as declarações de Albarn, que lançou o segundo álbum a solo, The Nearer the Fountain, More Pure the Stream Flows, no fim do ano passado.
Já Damon Albarn respondeu à publicação de Taylor Swift para se desculpar e justificar: “Tive uma conversa sobre composição e, infelizmente, foi reduzida a um clickbait. Peço desculpas sem reservas e incondicionalmente. A última coisa que pretendia fazer era desacreditar a tua composição.”