Vacinação contra a gripe alargada a maiores de 50 anos

Medida, com efeito imediato, “tem carácter excepcional, perante o contexto da pandemia, e justifica-se numa altura em que as temperaturas se mantêm baixas”.

Foto
A vacinação “é a melhor forma de protecção contra a doença grave, internamentos e morte” Daniel Rocha

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) anunciou neste sábado que alargou a vacinação contra a gripe às pessoas com mais de 50 anos, que poderão vacinar-se através da modalidade “casa aberta”, tirando senha digital, ou através do auto-agendamento.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) anunciou neste sábado que alargou a vacinação contra a gripe às pessoas com mais de 50 anos, que poderão vacinar-se através da modalidade “casa aberta”, tirando senha digital, ou através do auto-agendamento.

De acordo com um comunicado da DGS, esta medida, com efeito imediato, “tem carácter excepcional, perante o contexto da pandemia, e justifica-se numa altura em que as temperaturas se mantêm baixas”.

“Adicionalmente, está já vacinada a maior parte da população vulnerável e prioritária”, aponta ainda a DGS, acrescentando que este alargamento aos maiores de 50 anos, já foi comunicado às Administrações Regionais de Saúde.

Os centros de saúde e as Unidades de Saúde Familiar “terão ainda um reforço no stock de mais vacinas, de forma a poderem vacinar pessoas pertencentes a grupos de risco sem necessidade de prescrição médica”, acrescenta o comunicado.

Em Dezembro já tinha sido alargada a vacinação gratuita contra a gripe aos cidadãos entre os 60 e os 64 anos, grupo a quem já estava recomendada a vacinação, mas que tinha de adquirir a vacina na farmácia.

Portugal administrou mais de 2,5 milhões de vacinas contra a gripe (484.826 em farmácias) desde o dia 1 de Setembro de 2021, das quais, mais de 1,7 milhões, acima de 65 anos.

A DGS recorda que a vacinação “é a melhor forma de protecção contra a doença grave, internamentos e morte”, reforçando o apelo para que as pessoas que ainda não estão vacinadas, procedam ao seu agendamento.

Os maiores de 50 anos poderão fazer o auto-agendamento nesta página.