3,3 milhões de espectadores viram o duelo Costa vs Rio
Em 2019, António Costa e Rui Rio tinham sido seguidos por 2,76 milhões de pessoas. Mas o debate mais visto da TV continua a ser o que opôs Passos Coelho a Costa em 2015: 3,472 milhões de espectadores.
O debate entre António Costa e Rui Rio transmitido na quinta-feira à noite foi seguido por um total de 3,334 milhões de espectadores nos três canais de sinal aberto (RTP1, SIC e TVI) e nos canais de informação (SIC Notícias, CNN Portugal, RTP3 nas plataformas pagas e RTP3 na TDT).
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O debate entre António Costa e Rui Rio transmitido na quinta-feira à noite foi seguido por um total de 3,334 milhões de espectadores nos três canais de sinal aberto (RTP1, SIC e TVI) e nos canais de informação (SIC Notícias, CNN Portugal, RTP3 nas plataformas pagas e RTP3 na TDT).
Até agora, o duelo mais visto da televisão portuguesa desde que há medição de audiências foi o realizado entre António Costa e Pedro Passos Coelho para as legislativas de 2015, que nas três televisões generalistas foi seguido por 3,299 milhões de pessoas. Para além destes três canais, o debate foi também transmitido nos três canais informativos nas plataformas de TV paga, registando aí mais 173 mil espectadores, segundo informação disponibilizada agora ao PÚBLICO pela empresa de tratamento de audiências Marktest/Mediamonitor. Na prática, esse debate foi visto por 3,472 milhões de pessoas. Foi a primeira vez que as televisões se entenderam para fazer um debate emitido em simultâneo por todas as antenas.
Este debate de quinta-feira entre António Costa e Rui Rio suscitou mais interesse do que o de há dois anos e meio: teve mais 570 mil espectadores que o duelo entre os mesmos protagonistas para as eleições de 2019, que foi seguido por 2,76 milhões de pessoas.
Apesar do grande interesse pelos debates entre os líderes dos principais partidos, o programa mais visto da televisão portuguesa continua a ser o jogo entre Portugal e a Holanda, no Euro 2004, que foi seguido, em média, por 3,792 milhões de espectadores em território nacional.
The partial view '~/Views/Layouts/Amp2020/VIDEO_CENTRAL.cshtml' was not found. The following locations were searched:
~/Views/Layouts/Amp2020/VIDEO_CENTRAL.cshtml
VIDEO_CENTRAL
De acordo com dados da GfK analisados pela Marktest/MediaMonitor, o canal preferido para acompanhar o debate desta quinta-feira foi a SIC, com 1,234 milhões de espectadores (foi o programa mais visto do dia), seguido pela TVI, com 907.700, e depois pela RTP1, com 858.700 espectadores.
Nos canais de informação, 116.400 espectadores acompanharam o debate na SIC Notícias, 88.700 pela CNN Portugal e 79 mil na RTP3 (17.700 na RTP3 nas plataformas pagas; 61.300 na RTP3 através da TDT). Este número de espectadores refere-se ao número de pessoas que, em média, acompanharam o programa do início ao fim.
No total, o share acumulado do debate nos três canais de sinal aberto e dos do cabo foi de 60,9%, o que significa que seis em cada dez pessoas que estavam a ver televisão durante o período que durou o programa, entre as 20h30 e as 21h47, tinham o televisor sintonizado no duelo entre os dois políticos.
Notícia corrigida: o debate desta quinta-feira entre Costa e Rio tinha sido classificado como o mais visto da TV portuguesa porque os dados comparavam com os do debate de 2015 entre Passos Coelho e António Costa mas sem que nesse caso estivessem contabilizados os espectadores dos três canais do cabo. Com a contabilização, para todos os debates, dos dados dos canais de sinal aberto e dos canais de informação, o de 2015 continua a ser o mais visto de sempre desde que há medição de audiências.