Quinze pessoas realojadas e viaturas arrastadas devido ao mau tempo nos Açores

O mau tempo está relacionado com a passagem de uma superfície frontal fria com ondulações pelo arquipélago. Já foram registadas 76 ocorrências em quatro ilhas.

Fotogaleria

O mau tempo nos Açores obrigou a realojar 15 pessoas depois de uma ribeira ter transbordado na freguesia das Feteiras, concelho de Ponta Delgada, provocando o arrastamento de 15 viaturas e afectando 13 residências, revelou esta sexta-feira a Protecção Civil.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O mau tempo nos Açores obrigou a realojar 15 pessoas depois de uma ribeira ter transbordado na freguesia das Feteiras, concelho de Ponta Delgada, provocando o arrastamento de 15 viaturas e afectando 13 residências, revelou esta sexta-feira a Protecção Civil.

Em comunicado, o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) esclarece que “foram registadas 76 ocorrências em quatro ilhas” devido à “passagem de uma superfície frontal fria com ondulações que tem condicionado o estado do tempo no arquipélago”.

Das ocorrências registadas na região, 66 aconteceram na ilha de São Miguel – a maior parte no concelho de Ponta Delgada. Oito das ocorrências foram identificadas na ilha Terceira, uma em Santa Maria e uma na ilha da Pico.

“As situações reportadas correspondem a quedas de árvores, quedas de estruturas, obstruções de vias, inundações de vias e inundações de habitações. Não foram registados danos pessoais”, acrescenta a Protecção Civil. As pessoas que tiveram de ser realojadas, na freguesia das Feteiras, concelho de Ponta Delgada, em São Miguel, foram realojadas nas casas de familiares.

O SRPCBA diz que “continua a acompanhar a situação” e que, “nos locais, para apoio e resolução das diversas ocorrências”, têm estado os Bombeiros de Ponta Delgada, Ribeira Grande, Vila Franca do Campo, Povoação, Nordeste, Santa Maria, Angra do Heroísmo, Praia da Vitória e Lajes do Pico, Direcção Regional das Obras Públicas e Transportes Terrestres, Serviços Municipais de Protecção Civil e Polícia de Segurança Pública (PSP), sob coordenação do SRPCBA.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou na quinta-feira para laranja os avisos meteorológicos relativos às ilhas dos grupos Oriental e Central dos Açores por causa das previsões de chuva por vezes forte, acompanhada de trovoada.

O IPMA emitiu ainda aviso laranja para as ilhas de São Miguel e Santa Maria, entre as 21h00 de quinta-feira e as 09h00 desta sexta-feira, por causa das previsões de vento, com rajadas até 115 quilómetros por hora. O aviso laranja é o segundo mais grave e representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

São Miguel e Santa Maria têm também activos avisos amarelos para a agitação marítima, devido à previsão de ondas de cinco a seis metros até às 12h00 desta sexta-feira.