Novo Banco vende malparado por 52,3 milhões de euros

Projecto Harvey tinha um valor bruto contabilístico de 164,4 milhões de euros em Setembro de 2021

Foto
António Ramalho, presidente do conselho de administração executivo do Novo Banco LUSA/RODRIGO ANTUNES

O Novo Banco vendeu um portfolio de créditos não produtivos, e activos relacionados, a uma entidade detida por sociedades afiliadas e aconselhadas pela AGG Capital Management Limited e pela Deva Capital Management Company por 52,3 milhões de euros.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O Novo Banco vendeu um portfolio de créditos não produtivos, e activos relacionados, a uma entidade detida por sociedades afiliadas e aconselhadas pela AGG Capital Management Limited e pela Deva Capital Management Company por 52,3 milhões de euros.

Em comunicado publicado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a instituição financeira liderada por António Ramalho informou que, “após conclusão de um processo de venda competitivo, o banco celebrou um Contrato de Compra e Venda, com uma entidade detida por sociedades afiliadas e aconselhadas pela AGG Capital Management Limited e Deva Capital Management Company S.L.U., para a venda do Projecto Harvey”.

Este projecto “é um portefólio de ‘single-names’ de créditos não produtivos e activos relacionados, com valor bruto contabilístico (‘gross book value’) de 164,4 milhões de euros a Setembro de 2021”, sendo que “o valor de venda do portefólio totalizou 52,3 milhões de euros”, revelou o Novo Banco. Ou seja, o valor de venda acordado e agora conhecido é 68,18% inferior ao valor contabilizado nas contas do banco em Setembro último.

Segundo a instituição, “a concretização da transacção, nos termos acordados, deverá ter um impacto marginal na posição de capital”, bem como “na demonstração de resultados de 2021”.

“O Projecto Harvey inclui créditos não produtivos e activos relacionados abrangidos pelo Mecanismo de Capital Contingente, estando os contratos sujeitos a ajustamentos de perímetro habituais em operações desta natureza”, destaca a gestão na comunicação ao mercado.

Este contrato representa “uma redução de 162,6 milhões de euros no montante de crédito não produtivo (“NPL” – non-performing loan) e, juntamente com o Projecto Orion, representa mais um marco relevante para o Novo Banco, permitindo ao mesmo executar a sua estratégia de convergência para a média da UE”, salientou.

No dia 23 de Dezembro, a instituição informou que, “após conclusão de um processo de venda competitivo, o banco celebrou contratos de compra e venda com um consórcio de fundos geridos por West Invest UK Limited Partnership e LX Investment Partners III S.À.R.L., respectivamente, para a venda do projecto Orion, um portfólio de créditos não produtivos e activos relacionados”, segundo comunicado então remetido à CMVM.

O portfolio em causa tem mais de 12.000 empréstimos, sendo que, em Setembro de 2021, o valor nominal ascendia a 231,3 milhões de euros. O valor de venda totalizou 64,7 milhões de euros.