Movimento Unidos Contra o Desperdício propõe receitas com as sobras do Natal, feitas por chefs
“Um Natal Unidos Contra o Desperdício” é o mote da campanha que alerta os portugueses para o grande desperdício que há sempre nesta época festiva.
Em muitas casas, Natal é sinónimo de abundância à mesa e desperdício de comida nos dias seguintes. Por isso, o Movimento Unidos Contra o Desperdício — que foi fundado por dez entidades, congregadas pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares — desafiou dois cozinheiros, Justa Nobre e Henrique Sá Pessoa para partilharem receitas onde nada é desperdiçado.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Em muitas casas, Natal é sinónimo de abundância à mesa e desperdício de comida nos dias seguintes. Por isso, o Movimento Unidos Contra o Desperdício — que foi fundado por dez entidades, congregadas pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares — desafiou dois cozinheiros, Justa Nobre e Henrique Sá Pessoa para partilharem receitas onde nada é desperdiçado.
“Um Natal Unidos Contra o Desperdício” é o mote da campanha que alerta os portugueses para o grande desperdício que há sempre nesta época festiva. Segundo as estatísticas, citadas pelo movimento, um terço dos alimentos acabam no lixo. Para simbolizar esse terço, Justa Nobre e Henrique Sá Pessoa partilham receitas, no site da organização, em que o desperdício é zero. Justa Nobre sugere bolinhos “Fim das Festas”, Brás de Aparas de Peru e Empadão de Bacalhau; e Henrique Sá Pessoa fica-se pelo Arroz de Polvo e Roupa Velha.
“Combater o desperdício é uma missão que toca a todos. Esta campanha pretende precisamente alertar os portugueses para o desperdício que acontece nestes dias de festa e sensibilizar para que invertam esta situação e aproveitem as sobras para que nada seja desperdiçado”, justifica Francisco Mello e Castro, coordenador-executivo do movimento. Em Portugal, estima-se que cerca de um milhão de toneladas de alimentos continue a ir para o lixo.
O Unidos Contra o Desperdício integra a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), a Associação Portuguesa de Logística (Aplog), a Câmara Municipal de Lisboa, a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), a Confederação Empresarial de Portugal (CIP), a Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA) a Dariacordar/Zero Desperdício, a Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares e a Refood. Tem ainda o patrocínio da Presidência República e do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.
Roupa Velha, de Henrique Sá Pessoa
Ingredientes:
- 2 Postas de Bacalhau
- 1 Cebola
- 4 Dentes de Alho
- 2 Cenoura cozidas
- 4 Batatas cozidas
- 1/2 Couve Portuguesa cozida
- 200ml de Azeite
- Q.b. de Sal
- Q.b. de Pimenta
- 3 ovos cozido (opcional)
Preparação:
- Começar por desfiar o bacalhau e reservar.
- Cortar as batatas, as cenouras em pedaços pequenos e laminar a couve portuguesa.
- Picar a cebola e alho.
- Alourar a cebola e o alho em azeite.
- Adicionar os restantes ingredientes preparados e envolver bem.
- Temperar a gosto e servir de imediato.
Bolinhos “Fim das Festas”, de Justa Nobre
Ingredientes:
- 25/30 formas pequenas de queques
- 200g açúcar
- 2 dl água
- 300g Bolo-rei duro
- 8 ovos
- 100g farinha sem fermento
- 2 maçãs
- q.b. caramelo salgado
Preparação:
- Leve o açúcar ao lume com a água até fazer ponto forte.
- Pique o bolo-rei na 123 e reserve numa taça.
- Misture a farinha e os ovos batidos à parte.
- Por fim junte a calda de açúcar.
- Mexa bem.
- Unte as formas com o caramelo e divida o creme.
- Leve ao forno a cozer em banho Maria durante 15/20 minutos.