Obras de Pedro Costa, Nozolino e Chafes em exposição no Centro Pompidou em 2022
Um cineasta, um fotógrafo, um escultor e uma colaboração que chega a Paris no início de Junho.
Obras dos artistas portugueses Pedro Costa, Rui Chafes e Paulo Nozolino vão estar reunidas numa exposição a inaugurar a 8 de Junho de 2022 no Centro Pompidou, em Paris.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Obras dos artistas portugueses Pedro Costa, Rui Chafes e Paulo Nozolino vão estar reunidas numa exposição a inaugurar a 8 de Junho de 2022 no Centro Pompidou, em Paris.
A exposição temporária consagrada ao cineasta, ao escultor e ao fotógrafo portugueses vai estar patente naquele centro cultural até 22 de Agosto de 2022 na galeria quatro, indica o museu de arte moderna e contemporânea na sua página online.
Articulada em redor da instalação As Filhas do Fogo, de Pedro Costa e Rui Chafes, e ainda da instalação Minino macho, Minino fêmea, de Pedro Costa, acompanhada por uma série de fotografias de Paulo Nozolino, “a exposição está pensada para ser um percurso mental e imersivo na encruzilhada das questões plásticas destes três artistas que têm estado envolvidos, ao longo dos anos, numa colaboração fecunda”.
A mostra colectiva apresenta-se sob a forma de “um diálogo renovado entre o cinema, a escultura e a fotografia” criados por estes três autores nascidos entre meados de 1950 e 1960.
No mesmo mês, Pedro Costa terá uma retrospectiva no Jeu de Paume, em Paris.
De acordo com aquele este centro de arte, a retrospectiva decorrerá de 14 a 26 de Junho de 2022, e é apresentada como uma homenagem a Pedro Costa, a quem foi dada ainda “carta branca” para fazer propostas para a programação do Jeu de Paume.