Portugal defronta Espanha, Suíça e Rep. Checa na Liga das Nações
Itália, Alemanha e Inglaterra encontram-se no “grupo da morte”, enquanto a França, detentora do troféu, reencontra a Croácia, finalista do Mundial 2018.
Portugal vai defrontar Espanha, Suíça e República Checa no Grupo 2 da Liga A da terceira edição da Liga das Nações, ditou o sorteio realizado esta quinta-feira na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Portugal vai defrontar Espanha, Suíça e República Checa no Grupo 2 da Liga A da terceira edição da Liga das Nações, ditou o sorteio realizado esta quinta-feira na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça.
Ainda sem ter garantido a presença na fase final do Mundial do Qatar 2022, em Novembro e Dezembro - disputa o “play-off” final em Março -, a selecção nacional terá em Junho dados mais concretos para decidir o grau de priorização a atribuir à competição que conquistou em 2019 e em que foi sucedido pela França.
Fernando Santos, seleccionador nacional, reagiu ao sorteio, lembrando que “não vale a pena antecipar favoritos” e que a Suíça atirou a Itália para o “play-off” do Mundial. "É uma prova muito rápida que torna tudo menos previsível. Depende muito de como se chegar a essa altura, com vários jogadores a virem de finais europeias de clubes, como sucedeu no Campeonato da Europa, com um desgaste tremendo. Depende muito do momento de forma dos jogadores”.
Fernando Santos sublinhou que depois da conquista da primeira edição, Portugal esteve em bom plano no último ano, em que defrontou a França, equipa que venceu o troféu na final com a Espanha, adversário da selecção lusa no Grupo A2.
Para além de Espanha, a equipa nacional portuguesa reencontra a Suíça, opositor consistente, curiosamente o adversário eliminado (3-1) por Portugal no primeiro jogo da “final four” de 2019, que determinou a final com a selecção dos Países Baixos.
Mas as inquietações de Fernando Santos não podem esgotar-se nos duelos com Espanha e Suíça, já que a Rep. Checa marcou presença nos quartos-de-final do último Campeonato da Europa, tendo afastado os Países Baixos para ceder ante a Dinamarca.
As selecções defrontarão todos os adversários do respectivo grupo, em duas mãos, em Junho e Setembro de 2022. Quatro das seis jornadas serão em Junho devido ao Campeonato do Mundo de 2022.
Os quatro vencedores de grupos na Liga A avançarão para a fase final. Os vencedores de grupos nas outras três Ligas serão promovidos tendo em vista a edição de 2024-25.
Liga A
Grupo 1 - França, Dinamarca, Croácia, Áustria
Grupo 2 - Espanha, Portugal, Suíça, República Checa
Grupo 3 - Itália, Alemanha, Inglaterra, Hungria
Grupo 4 - Bélgica, Países Baixos, Polónia, País de Gales
Liga B
Grupo 1 - Ucrânia, Escócia, Rep. Irlanda e Arménia
Grupo 2 - Islândia, Rússia, Israel e Albânia
Grupo 3 - Bósnia e Herzegovina, Finlândia e Roménia, Montenegro
Grupo 4 - Suécia, Noruega, Sérvia e Eslovénia
Liga C
Grupo 1 - Turquia, Luxemburgo, Lituânia e Ilhas Feroé
Grupo 2 - Irlanda Norte, Grécia, Kosovo e Chipre ou Estónia
Grupo 3 - Eslováquia, Bielorrússia, Azerbaijão e Cazaquistão ou Moldávia
Grupo 4 - Bulgária, Macedónia, Geórgia e Gibraltar
Liga D
Grupo 1 - Liechtenstein, Andorra, Cazaquistão ou Moldávia e Letónia
Grupo 2 - São Marino, Chipre ou Estónia e Malta