Astana confirmada na Volta ao Algarve
Federação Portuguesa de Ciclismo anunciou mais seis equipas do World Tour na “Algarvia” 2022.
A cazaque Astana encabeça a lista de mais seis equipas do World Tour confirmadas na edição de 2022 da Volta ao Algarve, informou a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A cazaque Astana encabeça a lista de mais seis equipas do World Tour confirmadas na edição de 2022 da Volta ao Algarve, informou a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).
Vencedora duas vezes da “Algarvia”, por Alberto Contador, em 2009 e 2010, a Astana regressa à prova, depois de ter estado ausente em 2021, podendo trazer o colombiano Miguel Ángel López, terceiro classificado em 2020.
A alemã Bora-hansgrohe, que fez segundo lugar em 2020, pelo germânico Maximilian Schachmann, vai estar pelo nono ano consecutivo na Volta ao Algarve.
De França vêm a Cofidis, que tem no plantel o português André Carvalho, e a Groupama-FDJ, com a belga Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux e a norte-americana Trek-Segafredo a também estarem entre as inscritas.
Anteriormente já tinham sido confirmadas as melhores equipas do ranking do World Tour, a belga Quick-Step Alpha Vinyl, a britância INEOS, a neerlandesa Jumbo-Visma e UAE Emirates, dos Emirados Árabes Unidos, que tem os portugueses João Almeida, Rui Costa, Rui Oliveira e Ivo Oliveira no elenco.
Entre as ProTeams, estão confirmadas a belga Alpecin-Fenix e a francesa Team Arkéa-Samsic, as duas melhores do segundo escalão, tal como as espanholas Caja Rural-Seguros RGA e Euskaltel-Euskadi e a norte-americana Human Powered Health.
A 48.ª Volta ao Algarve terá cinco etapas, de 16 a 22 de Fevereiro, mantendo-se o perfil habitual: duas etapas para sprinters, duas com final em montanha e um contra-relógio individual.
A edição de 2021, disputada fora das datas habituais, devido à pandemia de covid-19, foi vencida pelo português João Rodrigues, da W52-FC Porto.