Alemanha dá luz verde à condução mãos-livres da Mercedes-Benz
Sistema de condução semiautónoma de nível 3 poderá, para já, ser utilizado a velocidades inferiores a 60 km/h.
O regulador alemão de segurança rodoviária na Alemanha, equivalente à portuguesa ANSR, autorizou o sistema de condução semiautónoma da Mercedes-Benz, Drive Pilot de nível 3, em que o veículo pode assumir, sem intervenção humana, a condução. Ou seja, tem a capacidade de decidir e operar variadas funções, como mudar de faixa, acelerar ou travar, podendo o condutor ser chamado a intervir a qualquer momento. No entanto, para já, a KBA apenas aprovou o sistema para velocidades de condução de até 60 km/h, não decidindo sobre a sua utilização em velocidades de até 130 km/h nem desbloqueando a função de assistente de mudança de faixa numa ultrapassagem.
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O regulador alemão de segurança rodoviária na Alemanha, equivalente à portuguesa ANSR, autorizou o sistema de condução semiautónoma da Mercedes-Benz, Drive Pilot de nível 3, em que o veículo pode assumir, sem intervenção humana, a condução. Ou seja, tem a capacidade de decidir e operar variadas funções, como mudar de faixa, acelerar ou travar, podendo o condutor ser chamado a intervir a qualquer momento. No entanto, para já, a KBA apenas aprovou o sistema para velocidades de condução de até 60 km/h, não decidindo sobre a sua utilização em velocidades de até 130 km/h nem desbloqueando a função de assistente de mudança de faixa numa ultrapassagem.
Ainda assim, o sistema, que assenta na tecnologia Lidar, permite ao condutor concentrar-se noutras actividades enquanto o automóvel está em tráfego intenso ou em auto-estradas congestionadas. Quem segue ao volante pode assumir os comandos a qualquer momento, bastando para tal tocar no volante ou pressionar ligeiramente um dos pedais. Também o carro pode requisitar a acção do condutor — caso nada aconteça, o sistema continuará a funcionar até encontrar um momento em que possa encostar e parar o automóvel em segurança.
A autoridade alemã KBA explicou que aprovou o sistema com base nos requisitos técnicos estabelecidos nos regulamentos das Nações Unidas. “A KBA está a estabelecer normas nacionais, europeias e internacionais de segurança rodoviária na estrada para a condução autónoma”, observou o presidente da autoridade, Richard Damm, num comunicado citado pela Reuters.
Para além do regulamento da ONU sobre os requisitos técnicos, os países também têm de aprovar legislação que clarifique onde e como tais sistemas podem ser utilizados, bem como questões de responsabilidade. No entanto, a Mercedes-Benz acredita que se abriu uma janela para levar mais longe o seu conceito de condução autónoma. “Com este marco, estamos mais uma vez a provar o nosso trabalho pioneiro na condução autónoma e também a iniciar uma mudança radical de paradigma”, avaliou Markus Schaefer, director de tecnologia da Daimler.
A aprovação da KBA significa que a Mercedes-Benz poderá propor o Classe S com Drive Pilot a clientes na Alemanha, na primeira metade de 2022.
Os sistemas de nível 3 de condução autónoma são permitidos na Alemanha desde 2017. Segundo a Mercedes-Benz, existem mais de 13.100 quilómetros de auto-estrada adequados para o sistema Drive Pilot no país.