Vouzela, Biosphere Destination: é o primeiro concelho com este selo internacional de sustentabilidade
A certificação de Vouzela como destino turístico sustentável: autarquia diz que reflecte os esforços para cumprir os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Tudo para “construir um destino de qualidade para locais e turistas”.
O município de Vouzela já recebeu o selo turístico internacional Biosphere Destination, na área da sustentabilidade, pelo Instituto de Turismo Responsável (ITR).
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O município de Vouzela já recebeu o selo turístico internacional Biosphere Destination, na área da sustentabilidade, pelo Instituto de Turismo Responsável (ITR).
“Vouzela é o primeiro concelho do país a obter a certificação Biosphere Destination, um selo internacional que posiciona o território enquanto destino turístico sustentável e que reflecte os esforços da autarquia para cumprir os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas com o objectivo de construir um destino de qualidade para locais e turistas”, enalteceu o presidente da Câmara.
Um processo que teve início em 27 de Julho de 2020, quando o município “subscreveu a carta de Compromisso Sustentável”, lembrou o presidente, naquele que “foi o ponto de partida para uma longa trajectória, intensa, complexa e de muito trabalho”.
Um percurso que “incluiu o diagnóstico feito ao território, a definição do plano de acção, muitas acções de sensibilização e capacitação online e presenciais, e a realização da auditoria que trouxe [o município] à cerimónia” da entrega do selo, destacou o autarca.
“Isto permite que o território seja diferenciado na região e no país. Tem um caderno de obrigações, mas também um reconhecimento internacional de que no concelho de Vouzela é cumprido um plano de sustentabilidade e isso é diferenciador para os turistas e para quem nos visita”, destacou o autarca à Lusa.
Este “trabalho colaborativo” tem vindo a ser desenvolvido com os que “no território são decisivos para o sucesso da sustentabilidade do concelho” e que passam pelos “produtores locais, alojamento, restauração, empresas de animação, artesãos, escolas, juntas de freguesia, IPSS e associações”.
A cerimónia de entrega do selo contou com a presença do presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, que elogiou Vouzela por estar a “acompanhar as tendências mundiais de turismo” e numa altura em que “mais de metade dos novos viajantes preferem destinos sustentáveis”.
“Num inquérito recente a nível mundial, 51% dos turistas responderam que trocariam o seu destino habitual por um mais sustentável e 70% disseram pretender reservar alojamento ecológico. É uma alteração profunda nas escolhas e é isso que Vouzela está a assumir com esta certificação: está a olhar para o futuro”, apontou Pedro Machado.
O certificado Biosphere Destination já foi conseguido pelas Aldeias Históricas de Portugal e pela Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica (Trás-os-Montes, Salamanca e Zamora). Mafra e Alentejo estão a trabalhar para consegui-lo.