Morreu o médico legista José Eduardo Pinto da Costa
Antigo director do Instituto de Medicina Legal do Porto e irmão do presidente do FC Porto tinha 87 anos. Era médico e académico.
Morreu, esta quarta-feira, aos 87 anos, o médico legista José Eduardo Pinto da Costa, antigo director do Instituto de Medicina Legal do Porto. A notícia foi confirmada pela FC Porto, clube dirigido pelo seu irmão Jorge Nuno Pinto da Costa.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Morreu, esta quarta-feira, aos 87 anos, o médico legista José Eduardo Pinto da Costa, antigo director do Instituto de Medicina Legal do Porto. A notícia foi confirmada pela FC Porto, clube dirigido pelo seu irmão Jorge Nuno Pinto da Costa.
Formado pela Universidade do Porto (UP), foi professor da Faculdade de Medicina e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, e dirigiu durante várias décadas o Instituto de Medicina Legal do Porto. Uma das maiores autoridades nacionais nessa área, José Eduardo Pinto da Costa chegou a professor catedrático e presidiu ao Colégio da Especialidade de Medicina Legal da Ordem dos Médicos e ao Conselho Superior de Medicina Legal.
Esta quinta-feira, a Universidade do Porto publicou uma nota de pesar, onde lamenta a perda de “um dos mais reputados especialistas em Medicina Legal” e “uma das suas principais referências no ensino e na investigação em Ciências Médicas” daquela instituição.
“O Professor José Eduardo Pinto da Costa foi de facto um dos mais eminentes médicos legistas no nosso tempo, tendo o seu trabalho médico-científico sido amplamente reconhecido nos principais fóruns nacionais e internacionais da especialidade. Tornou-se, aliás, o primeiro português a ocupar a vice-presidência da Academia Internacional de Medicina Legal e Medicina Social”, destaca a universidade, que recorda que o médico se dedicou a várias causas sociais, como a luta contra a violência doméstica.
“Merece destaque a sua acção no âmbito da APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, de que foi membro fundador”, lê-se na nota assinada pelo reitor da UP. António de Sousa Pereira, que foi aluno do médico legista, sublinha que “José Eduardo Pinto da Costa foi um extraordinário pedagogo, distinguindo-se por combinar conhecimento científico com vasta erudição e muito humor”.
O médico foi ainda membro do corpo clínico do clube dirigido pelo seu irmão.
As cerimónias fúnebres, segundo o FC Porto, realizam-se esta quinta-feira, a partir das 17h00, na igreja de Cedofeita, no Porto.