Telma Santos é campeã mundial de badminton em veteranos

Este título surge mais de cinco anos depois da última prova internacional da atleta, que terminou a carreira em 2016.

Foto
Reuters/MARCELO DEL POZO

A portuguesa Telma Santos sagrou-se neste sábado campeã mundial de badmínton na categoria de mais 35 anos, ao vencer na final a búlgara Maia Dobreva, segunda cabeça-de-série, por 21-12 e 21-7.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A portuguesa Telma Santos sagrou-se neste sábado campeã mundial de badmínton na categoria de mais 35 anos, ao vencer na final a búlgara Maia Dobreva, segunda cabeça-de-série, por 21-12 e 21-7.

Telma Santos, de 38 anos, atleta que competiu nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e Rio 2016, venceu cinco encontros até chegar ao título mundial na categoria, na competição que decorre em Huelva, Espanha.

Este título surge mais de cinco anos depois da última prova internacional da atleta, que terminou a carreira em 2016. Telma já tinha dito antes da prova que não sabia bem em que forma estaria. “Não foi a preparação que desejei, mas foi a possível. Mais do que ir preparada, vou nostálgica e sem saber que Telma vou encontrar dentro de campo. Passaram cinco anos desde a minha última participação internacional”.

Até chegar à final, num percurso que iniciou a 28 de Novembro, a portuguesa bateu a espanhola Maria Isabel Saez (21-1 e 21-7), a polaca Dominica Cygn (21-7 e 21-5), a francesa Fanny Reynaud (21-6 e 21-4) e a também gaulesa Audrey Petit (desistência).

Os Mundiais de veteranos, que incluem as categorias de +35, +40, +45, +50, +55, +60 +65, +70 e +75 anos disputam-se a cada dois anos e este ano precedem os Mundiais absolutos, a realizar também em Huelva, entre 12 e 19 de Dezembro.