Compras na “Black Friday” ainda não recuperaram valor pré-pandemia mas online subiu 39%
Peso das aquisições online subiu de 16% para 18%, face a 2020, com a queda das lojas físicas a ser muito acentuada.
A “Black Friday” de 2021, que se realizou na última sexta-feira, 26 de Novembro, voltou a ser um grande evento de consumo, mas ainda longe dos volumes verificados antes da pandemia, ou seja, da edição de 2019. Os dados da SIBS, gestora do Multibanco, revelam um aumento de 6% no valor total de compras (físicas e online e em euros), face a 2020, mas ainda 6% aquém do registado no mesmo dia de 2019.
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A “Black Friday” de 2021, que se realizou na última sexta-feira, 26 de Novembro, voltou a ser um grande evento de consumo, mas ainda longe dos volumes verificados antes da pandemia, ou seja, da edição de 2019. Os dados da SIBS, gestora do Multibanco, revelam um aumento de 6% no valor total de compras (físicas e online e em euros), face a 2020, mas ainda 6% aquém do registado no mesmo dia de 2019.
O valor médio gasto por cada pagamento com cartão “Black Friday” foi de 66,3 euros, revela a SIBS, em comunicado divulgado esta terça-feira.
A queda face ao período pré-pandemia, ou seja, 2019, verificou-se essencialmente nas compras em loja, que diminuíram 14%, e que não foram totalmente compensadas pelo crescimento de 39% das realizadas online, ainda na comparação com o último ano sem pandemia.
De acordo com os dados do SIBS Analytics, as compras online voltaram a ganhar terreno, representando 18% em valor do total de compras realizadas na semana passada, comparando com os 16% de igual período de 2020 e os 12% de 2019, “o que comprova uma vez mais a tendência de crescimento do comércio digital em Portugal, sobretudo no contexto actual de pandemia”, adianta a empresa.
A SIBS destaca ainda outro indicador que confirma uma cada vez maior digitalização dos pagamentos, as compras com telemóvel, tanto em loja como no canal online, “sendo o MB Way o método preferencial, com a sua utilização a crescer oito vezes face a 2019 e cinco vezes face a 2020 nas compras em loja, e três vezes e duas vezes nas compras online, respectivamente, em comparação com os anos anteriores”.
O relatório mostra ainda “uma nova tendência de consumo, em que os portugueses tendem a dispersar a decisão de compra pelos vários dias de ‘Black Week’, e já não esperam por sexta-feira, fruto das campanhas comerciais que vão sendo cada vez mais antecipadas”. Assim, “as compras realizadas entre os dias de 22 a 28 de Novembro” ganharam “um enorme destaque no consumo este ano face aos anos anteriores, registando um crescimento de 17% no total de compras (em comparação com 2019) e de 20% (em comparação com 2020)”.
Em relação ao total de Novembro, a última sexta-feira registou um valor 1,5 vezes superior ao valor médio do total do mês.
Por região, os distritos de Portugal que apresentaram maiores taxas de crescimento de vendas na “Black Friday” face ao resto do mês situam-se sobretudo fora dos grandes centros urbanos - Vila Real, Bragança, Castelo Branco e ainda os arquipélagos da Madeira e dos Açores – “o que demonstra que o dia do evento propriamente dito e a adesão às compras online tem um efeito cada vez mais disseminado a nível nacional”, conclui a gestora do Multibanco.