Covid-19: Portugal em situação de calamidade a partir de 1 de Dezembro
Medidas para controlar a pandemia foram anunciadas esta quinta-feira pelo primeiro-ministro.
Portugal continental vai entrar a 1 de Dezembro em situação de calamidade devido à pandemia de covid-19, anunciou o primeiro-ministro esta quinta-feira.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Portugal continental vai entrar a 1 de Dezembro em situação de calamidade devido à pandemia de covid-19, anunciou o primeiro-ministro esta quinta-feira.
“O Conselho de Ministros aprovou elevar o nível de alerta para o nível de calamidade a partir do próximo dia 1 de Dezembro de forma a estarmos habilitados com o quadro legal necessário para podermos adoptar as medidas adequadas e proporcionais ao risco”, disse António Costa na conferência de imprensa do final da reunião do Conselho de Ministros no qual foram decididas novas medidas para conter a pandemia.
Portugal continental regressa à situação de calamidade pela segunda vez este ano, depois de ter estado neste nível entre 1 de Maio e 30 de Setembro.
A situação de calamidade é o nível de resposta a situações de catástrofe mais alto previsto na Lei de Base da Protecção Civil, depois da situação de alerta e de contingência.
Portugal Continental estava em situação de alerta desde 1 de Outubro, algo que terminará no próximo dia 30.