Há um SmartBus a percorrer o país para alertar sobre os perigos da internet

Depois de viajar pela Bélgica, Holanda e Espanha, o SmartBus já está nas estradas portuguesas para sensibilizar os jovens e crianças sobre os perigos do mundo digital. No total, esta iniciativa da Huawei prevê paragem em 20 escolas de norte a sul do país.

Foto

Estamos perante a geração que está a crescer sem nunca ter sabido o que foi viver sem internet, sem telemóveis ou outros gadgets tecnológicos que quebram as fronteiras do mundo. É a chamada (e bem famosa) geração millennial. Com o crescimento desta indústria, e a criação da aldeia global e digital, estas plataformas invadiram as nossas vidas, da casa à escola, do espectro pessoal ao profissional. Aliás, parte da aprendizagem já recorre em grande parte a suportes virtuais, e na pandemia essa necessidade acentuou-se. Foi possível estarmos ligados através de ecrãs, de chats, de “salas virtuais” como o Zoom.

Com estas noções em mente, a Huawei desenvolveu um projecto europeu que se compromete a levar às crianças e adolescentes, entre os 10 e os 14 anos, a informação que precisam para navegar na internet com segurança e consciência, já que com esta democratização também vieram perigos e riscos que podem ser fatais. Falamos de cyberbulling, assédio, pornografia e outros perigos inerentes a quem “navega”.

Foi a pensar em combatê-los que nasceu a iniciativa do SmartBus, um autocarro que está a percorrer algumas escolas de toda a Europa e que se encontra neste momento em Portugal, onde circulará até ao fim de Dezembro. Neste roadshow nacional inclui-se uma conferência sobre o tema, a levar a cabo na cidade do Porto.

Dados que falam por si: consciencializar para a navegação segura

A insegurança cibernética tornou-se um problema que é preciso combater. De acordo com o relatório EU Kids Online 2020, mais de 80% das crianças entre os nove e os 16 anos utiliza um smartphone para aceder à Internet, enquanto 47% recorre a um PC ou laptop – e estima-se que, com a pandemia, estes valores sejam agora superiores. Além disso, e segundo este estudo, mais de 20% das crianças entre os nove e os 14 anos reportou que sofreu más experiências na internet, sendo que 44% dos inquiridos procuraram aconselhar-se junto de amigos e 37% falaram com os pais de situações que os deixaram incomodados, e apenas 7% falaram com professores sobre este tipo de situações.

Ou seja, há estatísticas a melhorar, sobretudo no que toca à partilha com as figuras educacionais. O projecto SmartBus vem colmatar esta falha, comprometendo-se a ensinar às crianças estratégias para detectar os perigos na internet, através de jogos didácticos e actividades lúdicas.

“Transportar” segurança e aprendizagem

De forma prática, que se trata esta sala de aula ambulante que está agora a passar por Portugal? O projecto SmartBus da Huawei propõe estratégias para ter se criar um ambiente de aprendizagem envolvente, interactivo e divertido para crianças entre os 10 e os 14 anos, que estão em contacto com o mundo digital. Neste autocarro, que é uma sala de aula móvel, os mentores comprometem-se a dar uma compreensão maior sobre aquilo que constitui o tal bem-estar e segurança online.

De forma muito funcional, e sob o lema “Partilhar sem risco”, o SmartBus é uma espécie de sala de aula ambulante, interactiva e totalmente acessível, que propõe um programa educacional sobre temas como cyber bullying, segurança online e privacidade de dados. Tudo isto através de actividades e ensinamentos divertidos, com recurso, claro está, à tecnologia.

A Huawei “está extremamente orgulhosa de poder dar este contributo à sociedade com um projecto que incentiva o desenvolvimento de ambientes digitais seguros e responsáveis, beneficiando jovens, famílias e escolas de todo o país”, afirma Tony Li, CEO da Huawei Portugal, em comunicado de imprensa sobre a iniciativa. “As crianças são o nosso futuro e, portanto, uma boa formação e educação no ecossistema tecnológico são essenciais para o seu desenvolvimento.”

O SmartBus visitou escolas na Bélgica, Holanda, Espanha e Portugal, e só na Península Ibérica passou por mais de 70 escolas, visitando cerca de 18.000 alunos, famílias e professores. Depois da pandemia, o SmartBus retorna com toda a força, e até Dezembro a Huawei estima que o SmartBus alcance entre quatro a cinco mil estudantes de duas dezenas de escolas, localizadas em cerca de 20 cidades de norte a sul de Portugal. Apresentado no Externato Maristas em Lisboa, a meio de Novembro, partiu daí em digressão para outras escolas em Viseu, Leiria, Guarda, Évora, Faro ou Portimão.