Celebra-se a Semana da Gastronomia Italiana no Mundo e a festa também se prova em Portugal
Até domingo, há uma série de iniciativas para promover as “excelências da cozinha italiana e dos seus territórios”. O mote: a sustentabilidade. Em Portugal, 12 restaurantes aderem à iniciativa para dar a provar o melhor de Itália com menus especiais.
É a sexta edição da Semana da Cozinha Italiana e está a decorrer por estes dias em vários pontos do mundo, Portugal incluído. A iniciativa, promovida pelo Governo italiano, decorre até domingo, 28 de Novembro, e tem por mote a “Tradição e perspectivas da cozinha italiana: consciência e valorização da sustentabilidade alimentar”.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
É a sexta edição da Semana da Cozinha Italiana e está a decorrer por estes dias em vários pontos do mundo, Portugal incluído. A iniciativa, promovida pelo Governo italiano, decorre até domingo, 28 de Novembro, e tem por mote a “Tradição e perspectivas da cozinha italiana: consciência e valorização da sustentabilidade alimentar”.
“Promover as excelências da cozinha italiana e dos seus territórios”, “a importância da ligação entre alimentação e sustentabilidade e entre biodiversidade e diversidade alimentar”, “a resiliência e o combate ao desperdício” são os motes das várias iniciativas do programa. Não em vão, foi escolhido como símbolo a flor de courgette, “produto agrícola muito apreciado na culinária italiana mas habitualmente descartado em diversos países”.
O programa pretende também exaltar a Declaração de Matera, assinada em Junho durante a cimeira dos Ministros dos Negócios Estrangeiros e do Desenvolvimento do G20, sob presidência italiana, e que inclui o compromisso para uma Década de Acção rumo à “Fome Zero” até 2030.
Entre os destaques, a apresentação da recém-constituída Associação Slow Food portuguesa, pelo presidente Rui Rosa Dias, e a presença em Lisboa, esta quinta-feira do chef Alfonso Caputo, dito “o cozinheiro do mar”, do restaurante Taverna del Capitano - em Nerano, na Costa Amalfitana -, com duas estrelas Michelin. Caputo foi o mestre de um jantar de gala para convidados na terça, e esta quinta-feira, no hotel Torel Palace Lisboa, fará um showcooking para operadores do sector enogastronómico.
No espírito do programa, esta quarta-feira o chef é responsável por um jantar para os utentes do Centro de Alojamento para Sem-Abrigo de Santa Bárbara, iniciativa com que colaboram também as marcas italianas que patrocinam a semana.
Esta quarta-feira também é apresentado pela delegação portuguesa da Accademia Italiana della Cucina um livro de BD que promete ser saboroso: a Storia della cucina italiana a fumetti. Dalle tagliatelle etrusche al tiramisù (na livraria Buchholz, a partir das 18h).
Em Portugal são vários os restaurantes italianos com menus especiais para celebrar estes dias de Itália, que já contaram com uma conferência de Virgílio Gomes sobre a influência da cozinha italiana na história alimentar ou um webinar sobre agricultura sustentável.
Para pôr à prova as ementas italianas repletas de especialidades há restaurantes aderentes em Lisboa (Amore Mio, Come Prima, Il Mercato, In Bocca al Lupo, Mano a Mano, Mercato di Napoli, Vesuviano e a geladaria Nannarella), no Grande Porto (Mamma Mia, Il Fornaio 178, Sergio Crivelli em Matosinhos) e em Portimão (La Dolce Vita). Mais informação sobre os restaurantes aqui.
O ponto final do programa dá-se no Porto, no domingo, com a Associação ASCIP Dante Alighieri a organizar uma conferência da jornalista enogastronómica Licia Granello.
Outros detalhes da celebração podem ser consultados na página de Facebook da Semana da Cozinha Italiana em Portugal e no site da Embaixada de Itália em Portugal.