Benzema condenado a um ano de pena suspensa no caso da chantagem a Valbuena
O caso valeu aos dois jogadores o afastamento da selecção francesa durante vários anos.
O futebolista francês e avançado do Real Madrid Karim Benzema foi considerado culpado por cumplicidade no caso da chantagem ao seu antigo colega na selecção nacional Mathieu Valbuena, por causa de um vídeo de cariz sexual. Foi condenado a um ano de pena suspensa e a pagar uma multa de 75 mil euros.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O futebolista francês e avançado do Real Madrid Karim Benzema foi considerado culpado por cumplicidade no caso da chantagem ao seu antigo colega na selecção nacional Mathieu Valbuena, por causa de um vídeo de cariz sexual. Foi condenado a um ano de pena suspensa e a pagar uma multa de 75 mil euros.
O advogado de Benzema disse que o jogador ia recorrer da decisão. “Este resultado em nada corresponde à realidade dos acontecimentos”, afirmou o seu advogado, Antoine Vey, depois do julgamento.
O jogador não esteve presente nos três dias de julgamento no tribunal francês de Versalhes por causa da agenda do seu clube. O Real Madrid jogará nesta quarta-feira contra a equipa moldava Sheriff Tiraspol. A equipa do Real Madrid não comentou o caso.
Benzema foi detido em 2015 por suspeita de envolvimento na tentativa de chantagem e extorsão ao então médio do Lyon, depois de ter abordado o colega num encontro da selecção, pressionando-o para pagar aos homens que o chantageavam com a divulgação de um vídeo de cariz sexual, que conhecia. O jogador alegou desde o início que só estava a tentar ajudar Valbuena, que agora joga no grego Olympiacos, a livrar-se do vídeo e da situação comprometedora. O vídeo teria sido retirado do telemóvel de Valbuena.
“Sabia que se o vídeo saísse, seria complicado para mim”, comentou Valbuena em tribunal, citado pelo jornal francês Le Monde. “Senti-me em perigo e o meu primeiro reflexo foi apresentar queixa.”
Segundo a acusação, Benzema teria insistido para que o jogador francês pagasse a um grupo de chantagistas para manter o vídeo sexual longe do olhar público. Mathieu Valbuena, agora com 37 anos, recebeu o primeiro telefonema em Junho de 2015, em que o ameaçavam que divulgariam o vídeo se não pagasse. O jogador disse em tribunal que era claro que o grupo queria dinheiro e que a tentativa de chantagem o deixou com receio pela sua carreira e pelo seu lugar na selecção francesa, onde jogava com Benzema.
O caso valeu a Benzema o afastamento da selecção francesa em 2015 e durante vários anos, tendo regressado já este ano aos convocados. Na sequência do caso, Valbuena também foi afastado da selecção nacional francesa em 2015.
O veterano futebolista francês Djibril Cissé também chegou a ser detido em 2015 pelas autoridades no âmbito do mesmo processo, mas acabou libertado. Cissé, que tinha alertado Valbuena para os rumores de um vídeo, chegou a estar em custódia para ser ouvido, mas a investigação concluiu que o antigo jogador agiu com boa-fé e não foram levantadas queixas contra ele.
Além de Karim Benzema, também foram condenados Axel Angot, Mustapha Zouaoui, Younes Houass e Karim Zenati.