“Casa Aberta” disponível para maiores de 75. Dose de reforço chegou a 548 mil portugueses

Número de inoculados representa 36% do universo de cerca de 1,5 milhões de portugueses que deverão receber a dose adicional até meados de Dezembro.

Foto
Vacinação contra a covid-19 LUSA/MÁRIO CRUZ

A modalidade “Casa Aberta” para a dose de reforço da vacina anticovid-19 para pessoas com 75 ou mais anos está disponível a partir desta terça-feira, 16 de Novembro, informou a Direcção-Geral da Saúde (DGS) em comunicado.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A modalidade “Casa Aberta” para a dose de reforço da vacina anticovid-19 para pessoas com 75 ou mais anos está disponível a partir desta terça-feira, 16 de Novembro, informou a Direcção-Geral da Saúde (DGS) em comunicado.

Até ao momento, foram vacinadas 548 mil pessoas com uma dose adicional, o que representa 36% do universo de cerca de 1,5 milhões de portugueses que deverão ser inoculados até meados de Dezembro.

Foram administradas 1.235.000 vacinas contra a gripe (das quais 350.500 em farmácias). Um total de 356 pessoas recebeu no mesmo acto as vacinas antigripe e anticovid-19.

Antes de se dirigirem ao centro de vacinação da sua área de residência, as pessoas devem consultar o respectivo horário de funcionamento na página online dedicado à “Casa Aberta”, lembra a DGS. “Está também disponível o agendamento local para os utentes elegíveis, sendo dada prioridade às pessoas com mais idade e abrangendo, gradualmente, faixas etárias mais baixas, até chegar aos 65 anos”, indica.

Os utentes são convocados através de uma SMS para a toma em simultâneo da vacina contra a gripe e contra a covid-19 ou apenas para a vacina contra a gripe (se não forem elegíveis para covid-19). São elegíveis para a dose de reforço da covid-19 os utentes que preencham as três condições:

  • idade igual ou superior a 65 anos;
  • que não tenham tido a infecção;
  • e com o esquema vacinal completo há pelo menos 180 dias.

Encontra-se também disponível o auto-agendamento das vacinas para pessoas com 70 ou mais anos.

“A Direcção-Geral da Saúde mantém o apelo à vacinação contra a gripe e contra a covid-19. Esta é melhor forma de protecção dos mais vulneráveis, especialmente nesta altura do ano, em que as temperaturas são mais baixas mais baixas”, diz o comunicado.