Juan Herreros: “É absurdo pensar que todos os edifícios têm de ser tímidos”

O novo Museu Munch, projecto dos arquitectos Juan Herreros e Jens Richter, quer ser a “imagem postal” de Oslo, quer marcar a paisagem sem esquecer que, lá dentro, é a arte a protagonista. O Ípsilon falou com um dos seus autores depois de subir todas as escadas rolantes desta torre de 13 andares com vista para a baía.

Foto
Se o Museu Munch virá a ser “a imagem postal” de Oslo, só o tempo o dirá, o que é já certo é que na torre que agora serve de casa à maior colecção de obras do pintor é a arte que mais atrai o olhar Einar Aslaksen

Cá fora, há pessoas a andar de skate e de bicicleta, casais com carrinhos de bebé e um grupo de mulheres acabado de sair da sauna, ao sol. Nos degraus de um pequeno pontão de madeira, rapazes e raparigas com um saco de pano vermelho ao ombro em que está impresso um nome – Munch – conversam em inglês, já que dois deles, pelo menos, são estudantes estrangeiros.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Cá fora, há pessoas a andar de skate e de bicicleta, casais com carrinhos de bebé e um grupo de mulheres acabado de sair da sauna, ao sol. Nos degraus de um pequeno pontão de madeira, rapazes e raparigas com um saco de pano vermelho ao ombro em que está impresso um nome – Munch – conversam em inglês, já que dois deles, pelo menos, são estudantes estrangeiros.