Covid-19: vacinação completa mantém-se nos 86%

A região Norte continua a ser a que tem mais população vacinada.

Foto
Todas as faixas etárias, que começam nos jovens dos 12 aos 17 anos, apresentam uma taxa de vacinação completa acima de 87% Paulo Pimenta

Portugal tem 86% da população com a vacinação completa contra covid-19 e 87% com pelo menos uma dose da vacina, anunciou hoje a Direcção-Geral da Saúde (DGS), percentagens que se têm mantido estáveis nas últimas semanas.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Portugal tem 86% da população com a vacinação completa contra covid-19 e 87% com pelo menos uma dose da vacina, anunciou hoje a Direcção-Geral da Saúde (DGS), percentagens que se têm mantido estáveis nas últimas semanas.

Segundo o relatório semanal da DGS, estão agora totalmente vacinadas contra o vírus SARS-CoV-2 8.904.253 pessoas, mais 18.471 do que na última semana, e 9.039.364 já receberam uma dose, o que representa mais 12.609 vacinados.

Todas as faixas etárias, que começam nos jovens dos 12 aos 17 anos, apresentam uma taxa de vacinação completa acima de 87% e de 90% em relação às pessoas que tomaram pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19, sendo mesmo de 100% para os idosos com 65 ou mais anos.

A cobertura vacinal por regiões também não sofreu alterações significativas na última semana, continuando o Norte a ter 88% da população com a vacinação completa, seguido do Centro e do Alentejo (87%), de Lisboa e Vale do Tejo e dos Açores (84%), da Madeira (83%) e do Algarve (81%).

Desde o início da vacinação, no final de Dezembro de 2020, Portugal recebeu cerca de 23 milhões de vacinas, tendo sido distribuídas pelos centros de vacinação e pelas duas regiões autónomas quase 20 milhões de doses.

Em 9 de Outubro, o país atingiu a meta de 85% da população com a vacinação completa, estando actualmente também a decorrer a administração da terceira dose de reforço da imunização a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, que não tenham tido a infecção e que tenham completado o esquema vacinal há pelo menos 180 dias.