Preço da gasolina subiu 5,4 cêntimos e o do gasóleo 5 cêntimos no terceiro trimestre
Carga fiscal aplicada em Portugal e em Espanha explica preços mais elevados no mercado nacional, refere a ERSE.
Os preços da gasolina e do gasóleo, sem impostos, subiram 5,4 e 5 cêntimos por litro (cent/l), respectivamente, do segundo para o terceiro trimestre, com a carga fiscal a justificar menor competitividade dos preços na Península Ibérica, divulgou esta terça-feira a ERSE.
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Os preços da gasolina e do gasóleo, sem impostos, subiram 5,4 e 5 cêntimos por litro (cent/l), respectivamente, do segundo para o terceiro trimestre, com a carga fiscal a justificar menor competitividade dos preços na Península Ibérica, divulgou esta terça-feira a ERSE.
De acordo com o Boletim Preços UE-27 dos Combustíveis relativo ao terceiro trimestre de 2021, publicado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), “o PMV [preço médio de venda] sem impostos da gasolina na UE-27 aumentou 5,4 cent/l [cêntimos por litro] do segundo para o terceiro trimestre” e o do gasóleo “aumentou 5,0 cent/l”.
No caso da gasolina 95 simples, “Portugal praticou um PMV sem impostos mais baixo do que em Espanha”. No entanto, “a carga fiscal aplicada em Portugal (59%) justificou a menor competitividade dos preços no contexto da Península Ibérica”, concluiu o regulador.
No trimestre em análise, Portugal apresentou uma carga fiscal no PMV da gasolina 95 simples superior à média registada nos 27 países-membros da União Europeia (55%), em Espanha (51%), Alemanha (56%) e Bélgica (57%).
Os PMV em Portugal são mais altos do que a média UE-27, ocupando a quinta posição dos países com preços mais altos, refere.
Segundo a ERSE, a carga fiscal aplicada nos dois países da Península Ibérica “explicou a prática de preços médios de venda deste combustível no mercado nacional superiores aos preços médios praticados em Espanha”.
Já no caso do gasóleo simples, “o peso fiscal em Portugal justificou a prática de preços 19 cent/l mais altos do que em Espanha”, adiantou a entidade reguladora, acrescentando que, “sem impostos, os preços médios nacionais encontram-se alinhados com os do país vizinho”.
De Julho a Setembro, Portugal apresentou uma carga fiscal no preço médio do gasóleo simples na ordem dos 54%, um valor superior à média registada na UE-27 (51%), a Espanha (47%), a Grécia (50%), a Alemanha (50%) e aos Países Baixos (53%).
O PMV nacional situou-se acima dos valores médios da UE-27, ficando Portugal no sexto lugar dos preços mais altos.
Tal como na gasolina, a carga fiscal subjacente aos preços do gasóleo simples nos dois países da Península Ibérica “explica a prática de preços médios nacionais superiores aos preços médios praticados em Espanha”, referiu a ERSE.
Por fim, no caso do gás de petróleo liquefeito para automóveis (GPL auto), o combustível rodoviário com menor carga fiscal, os preços praticados em Portugal foram mais baixos do que em Espanha.
De acordo com o regulador da energia, Portugal apresentou uma carga fiscal no PMV do GPL auto na ordem dos 42%, superior à média registada na UE-27 (33%).
“Ao contrário dos restantes combustíveis analisados, o PMV nacional do GPL Auto, com e sem impostos, foi sempre inferior aos valores praticados em Espanha, com diferenças de 5 cent/l e 18 cent/l, relativamente aos preços com e sem impostos, respectivamente”, referiu o boletim.