Noélia Jerónimo em Lisboa para jantares algarvios a quatro mãos

Bertílio Gomes recebe a “cozinheira dos chefs” na sua Taberna Albricoque, em Lisboa: vão ser dois jantares a quatro mãos, dias 9 e 10, inspirados nos sabores e receitas do Algarve. A tempo de São Martinho, Noélia, que também vai brilhar no Eleven, traz “castanhas meladas” seguindo uma receita familiar “com 150 anos”.

Foto
Noélia Jerónimo em Tavira Miguel Manso

Noélia Jerónimo, cozinheira e proprietária do restaurante homónimo em Cabanas de Tavira, é a próxima convidada da Taberna Albricoque para um menu a quatro mãos com o chef Bertílio Gomes. O evento, “há dois anos na gaveta” devido à pandemia, acontece a 9 e 10 de Novembro.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Noélia Jerónimo, cozinheira e proprietária do restaurante homónimo em Cabanas de Tavira, é a próxima convidada da Taberna Albricoque para um menu a quatro mãos com o chef Bertílio Gomes. O evento, “há dois anos na gaveta” devido à pandemia, acontece a 9 e 10 de Novembro.

“Tivemos o Leonel Pereira [actualmente chef do Check-in em Faro] e agora estamos a retomar. Este é o primeiro e a ideia é continuar a fazer este tipo de acções, sobretudo com cozinheiros do Algarve”, conta Bertílio Gomes à Fugas.

O objectivo é, precisamente, “dinamizar a região, os produtos e a gastronomia” do Algarve, dá-los a conhecer ao público em Lisboa e “criar uma dinâmica inspirada no território” a partir da Taberna Albricoque, localizada na lateral da estação ferroviária de Santa Apolónia.

O restaurante, inaugurado em 2019, apresenta-se como de “cozinha mediterrânea” mas muitos dos sabores apoiam-se na tradição e produtos algarvios, fruto das raízes em Albufeira e Loulé de Bertílio Gomes, que deixou o Chapitô à Mesa para se dedicar inteiramente ao projecto.

Para este evento a quatro mãos, Bertílio Gomes e Noélia Jerónimo, eleita Chef do Ano 2021 pelo guia Boa Cama Boa Mesa e conhecida no meio como “a cozinheira dos chefs”, trazem “alguns dos pratos mais emblemáticos de cada um” num menu de dez momentos.

Depois de uma tiborna de uvas e laranja, e salada de cenoura roxa, sobe à mesa uma tapa de muxama confeccionada por Noélia Jerónimo. Segue-se um tártaro de carapau, e uma canja de lingueirão (Bertílio Gomes), lula recheada com tinta, atum à algarvia, arroz de limão (Noélia) e, para terminar os pratos principais, jantarinho de grão com rabo de boi (Bertílio).

Para sobremesa: pudim de laranja com amêndoa (Noélia) e bolo de alfarroba com gelado de queijo de figo (Bertílio). E porque é tempo de São Martinho, Noélia promete trazer castanhas meladas, “uma receita muito antiga de uma tetravó, que terá 150 anos”, revela à Fugas.

“Vai ser muito bom juntar-me ao maior embaixador do Algarve em Lisboa”, diz Noélia Jerónimo que, no dia 11, também estará no Eleven (uma estrela Michelin), num jantar a seis mãos comemorativo do aniversário do restaurante de Joachim Koerper. Para além do chef, este ano a celebrar 50 anos de carreira, e de Noélia Jerónimo, o evento conta com a presença de Óscar Velasco (duas estrelas Michelin no Santceloni, em Madrid).

Na Taberna Albricoque, o jantar a quatro mãos decorre a 9 e 10 de Novembro e custa 40€ por pessoa (sem bebidas). As reservas podem ser feitas por e-mail ou telefone (927559359).