Noélia Jerónimo em Lisboa para jantares algarvios a quatro mãos
Bertílio Gomes recebe a “cozinheira dos chefs” na sua Taberna Albricoque, em Lisboa: vão ser dois jantares a quatro mãos, dias 9 e 10, inspirados nos sabores e receitas do Algarve. A tempo de São Martinho, Noélia, que também vai brilhar no Eleven, traz “castanhas meladas” seguindo uma receita familiar “com 150 anos”.
Noélia Jerónimo, cozinheira e proprietária do restaurante homónimo em Cabanas de Tavira, é a próxima convidada da Taberna Albricoque para um menu a quatro mãos com o chef Bertílio Gomes. O evento, “há dois anos na gaveta” devido à pandemia, acontece a 9 e 10 de Novembro.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Noélia Jerónimo, cozinheira e proprietária do restaurante homónimo em Cabanas de Tavira, é a próxima convidada da Taberna Albricoque para um menu a quatro mãos com o chef Bertílio Gomes. O evento, “há dois anos na gaveta” devido à pandemia, acontece a 9 e 10 de Novembro.
“Tivemos o Leonel Pereira [actualmente chef do Check-in em Faro] e agora estamos a retomar. Este é o primeiro e a ideia é continuar a fazer este tipo de acções, sobretudo com cozinheiros do Algarve”, conta Bertílio Gomes à Fugas.
O objectivo é, precisamente, “dinamizar a região, os produtos e a gastronomia” do Algarve, dá-los a conhecer ao público em Lisboa e “criar uma dinâmica inspirada no território” a partir da Taberna Albricoque, localizada na lateral da estação ferroviária de Santa Apolónia.
O restaurante, inaugurado em 2019, apresenta-se como de “cozinha mediterrânea” mas muitos dos sabores apoiam-se na tradição e produtos algarvios, fruto das raízes em Albufeira e Loulé de Bertílio Gomes, que deixou o Chapitô à Mesa para se dedicar inteiramente ao projecto.
Para este evento a quatro mãos, Bertílio Gomes e Noélia Jerónimo, eleita Chef do Ano 2021 pelo guia Boa Cama Boa Mesa e conhecida no meio como “a cozinheira dos chefs”, trazem “alguns dos pratos mais emblemáticos de cada um” num menu de dez momentos.
Depois de uma tiborna de uvas e laranja, e salada de cenoura roxa, sobe à mesa uma tapa de muxama confeccionada por Noélia Jerónimo. Segue-se um tártaro de carapau, e uma canja de lingueirão (Bertílio Gomes), lula recheada com tinta, atum à algarvia, arroz de limão (Noélia) e, para terminar os pratos principais, jantarinho de grão com rabo de boi (Bertílio).
Para sobremesa: pudim de laranja com amêndoa (Noélia) e bolo de alfarroba com gelado de queijo de figo (Bertílio). E porque é tempo de São Martinho, Noélia promete trazer castanhas meladas, “uma receita muito antiga de uma tetravó, que terá 150 anos”, revela à Fugas.
“Vai ser muito bom juntar-me ao maior embaixador do Algarve em Lisboa”, diz Noélia Jerónimo que, no dia 11, também estará no Eleven (uma estrela Michelin), num jantar a seis mãos comemorativo do aniversário do restaurante de Joachim Koerper. Para além do chef, este ano a celebrar 50 anos de carreira, e de Noélia Jerónimo, o evento conta com a presença de Óscar Velasco (duas estrelas Michelin no Santceloni, em Madrid).
Na Taberna Albricoque, o jantar a quatro mãos decorre a 9 e 10 de Novembro e custa 40€ por pessoa (sem bebidas). As reservas podem ser feitas por e-mail ou telefone (927559359).