Tabuleiro inferior da Ponte Luís I entre Porto e Gaia encerra por um ano para obras

A partir de 14 de Outubro, o tabuleiro inferior da Ponte Luís I estará fechado ao trânsito, para trabalhos de reabilitação. Será permitida a passagem de peões através de plataformas montadas para o efeito.

Foto
A reabilitação do tabuleiro inferior da Ponte Luís I vai durar um ano Nelson Garrido

O trânsito no tabuleiro inferior da Ponte Luís I, que liga Porto e Gaia, vai encerrar a partir de 14 de Outubro e durante cerca de um ano para trabalhos de reabilitação, adiantou esta quarta-feira a Infra-estruturas de Portugal (IP).

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O trânsito no tabuleiro inferior da Ponte Luís I, que liga Porto e Gaia, vai encerrar a partir de 14 de Outubro e durante cerca de um ano para trabalhos de reabilitação, adiantou esta quarta-feira a Infra-estruturas de Portugal (IP).

Em comunicado enviado à Lusa, a IP referiu que, para minimizar os impactos desta intervenção, será permitida a passagem de peões em situação condicionada, através de plataformas montadas para o efeito.

A empreitada de reabilitação e reforço do tabuleiro inferior desta travessia sobre o rio Douro, com um investimento de 3,3 milhões de euros, visa reparar um conjunto de anomalias já identificadas, a maioria das quais relacionada com a corrosão superficial de elementos metálicos e outras que venham a ser identificadas no decorrer das obras.

Além disso, é ainda necessário fazer a substituição pontual de rebites e das juntas de dilatação, a rectificação de chapas deformadas, a manutenção dos aparelhos de apoio, a reparação das portas de acesso aos encontros e a reabilitação dos serviços afectados, sublinhou.

A IP realçou que se prevê também o reforço dos banzos superiores das vigas, diagonais e montantes por adição de chapas de aço, introdução de sistema de travamento longitudinal e a substituição da laje do tabuleiro.

A Infra-estruturas de Portugal explicou que o projecto vai conferir à ponte, e em particular ao tabuleiro inferior, uma capacidade resistente compatível com as sobrecargas rodoviárias actuais, permitindo eliminar a limitação de circulação de veículos com peso bruto superior a 30 toneladas, passando a ser admissível a circulação de veículos até 60 toneladas.

“A intervenção no tabuleiro inferior tem ainda em vista a redução das vibrações induzidas pela passagem de grandes grupos de peões durante eventos festivos ou desportivos, controlando-se as vibrações horizontais à custa do aumento da rigidez e aumento da massa do tabuleiro”, acrescentou.

O vice-presidente da IP, José Serrano Gordo, classificou esta obra “de especial importância pela história e relevância” que a Ponte Luís I tem para as cidades do Porto e de Vila Nova de Guia.

Citado na nota de imprensa, o responsável vincou que o encerramento do trânsito foi coordenado com os municípios envolvidos.

A Ponte Luís I é uma ponte metálica com dois tabuleiros, construída entre 1881 e 1886, que liga as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia.