Rui Costa apresentou os nomes que vão a votos consigo nas eleições do Benfica

O acto eleitoral no clube “encarnado” está agendado para o dia 9 de Outubro.

Foto
Rui Costa MIGUEL A. LOPES/Lusa

A lista de Rui Costa à presidência do Benfica inclui Fernando Fonseca Santos como candidato à presidência do conselho fiscal, a que preside actualmente àquele órgão, além de Fernando Seara para a mesa da assembleia geral (MAG).

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A lista de Rui Costa à presidência do Benfica inclui Fernando Fonseca Santos como candidato à presidência do conselho fiscal, a que preside actualmente àquele órgão, além de Fernando Seara para a mesa da assembleia geral (MAG).

O actual presidente do conselho fiscal segue na lista do antigo jogador, que tem dirigido os destinos do emblema “encarnado” e que nesta terça-feira apresentou a lista para as eleições de 9 de Outubro.

“Esta é uma lista que mobiliza diversas experiências, competências, e renovação com um conjunto de benfiquistas da minha inteira confiança. [...] Esta é parte da minha equipa, gente qualificada, competente e com amor ao Benfica”, declarou Rui Costa, citado no site da sua campanha.

O antigo autarca da Câmara de Sintra e antigo deputado na Assembleia da República, Fernando Seara, é a aposta para a MAG, com a lista para a direcção a incluir cinco vice-presidentes.

Abaixo de Rui Costa, se eleito, estarão Luís Mendes, Jaime Antunes, Domingos Almeida Lima, Fernando Tavares, Sílvio Cervan e Manuel de Brito, filho do antigo presidente “encarnado” Jorge de Brito.

O ex-futebolista, antigo “vice” de Luís Filipe Vieira e chamado a liderar após a detenção do antigo presidente, é um dos candidatos a liderar o Benfica, para já tendo a oposição do empresário Francisco Mourão Benitez, candidato em 2020 a presidente da MAG na lista, derrotada, de João Noronha Lopes.

Vieira, que tinha sido eleito em Outubro de 2020 para um quinto mandato, foi detido em Julho no âmbito da Operação Cartão Vermelho e chegou a estar em prisão domiciliária até ao pagamento de uma caução de três milhões de euros.

O antigo presidente do Benfica foi um dos quatro detidos no início de Julho numa investigação que envolve negócios e financiamentos superiores a 100 milhões de euros, com prejuízos para o Estado, SAD do Benfica e Novo Banco, e está indiciado por abuso de confiança, burla qualificada, falsificação de documentos, branqueamento de capitais e fraude fiscal.