Covid-19: Escola João das Regras encerrada na Lourinhã por funcionários em isolamento

Uma funcionária testou positivo e outros 12 estão em isolamento até serem testados. A Escola EB2,3 Dr. João das Regras possui cerca de 600 alunos e 65 professores, além dos 19 assistentes operacionais.

Foto
Paulo Pimenta

A Escola EB2,3 Dr. João das Regras, na Lourinhã, está encerrada, depois de uma funcionária ter ficado infectada com covid-19 e outros 12 terem ficado em isolamento até serem testados, disse esta segunda-feira o director do agrupamento.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A Escola EB2,3 Dr. João das Regras, na Lourinhã, está encerrada, depois de uma funcionária ter ficado infectada com covid-19 e outros 12 terem ficado em isolamento até serem testados, disse esta segunda-feira o director do agrupamento.

“Todos os funcionários foram testados na sexta-feira e uma funcionária, que veio na semana passada de outra escola, veio a dar positivo”, afirmou à agência Lusa Pedro Damião, director do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente, a que pertence a escola.

Na sequência desse caso positivo, outros 12 dos 19 funcionários da escola estão em isolamento, por terem sido considerados contactos de risco, até serem sujeitos a novo teste à covid-19. Devido à falta de funcionários ao serviço, “não existem condições para abertura da escola para as actividades lectivas, pelo menos durante o dia de hoje”, justificou.

As actividades lectivas vão retomadas assim que existirem condições, logo que os funcionários tenham resultado negativo à covid-19, após serem de novo testados. A Escola EB2,3 Dr. João das Regras possui cerca de 600 alunos e 65 professores, além dos 19 assistentes operacionais.

Desde o início da pandemia, a Lourinhã, no distrito de Lisboa, contabiliza 1.760 casos, dos quais 26 estão ativos, 39 morreram e os restantes recuperaram.

A covid-19 provocou pelo menos 4.683.586 mortes em todo o mundo, entre mais de 226,96 milhões de infecções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde Março de 2020, morreram 17.907 pessoas e foram contabilizados 1.062.048 casos de infecção confirmados, segundo dados da Direcção-Geral da Saúde.