Surto originado em festas em Santa Cruz já causou 52 infecções

O número de infectados subiu de 46 para 52 nas últimas 24 horas. A autarquia diz que “o surto não está circunscrito a um local específico e pode evoluir”, com um potencial de atingir 76 pessoas.

Foto
Os casos activos associados a este surto têm idades entre os 15 e os 25 anos Nuno Ferreira Santos

O surto de covid-19 associado à realização de festas na praia de Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, aumentou para 52 infectados, e não está circunscrito.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O surto de covid-19 associado à realização de festas na praia de Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, aumentou para 52 infectados, e não está circunscrito.

O número de infectados subiu de 46 para 52 nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim divulgado pelo município a partir de informação reportada pelas autoridades locais de saúde.

Fonte oficial da autarquia explicou que “o surto não está circunscrito a um local específico e pode evoluir”, com um potencial de atingir 76 pessoas.

Os jovens afectados têm idades entre os 15 e os 25 anos e 24 contactos de risco directos encontram-se em vigilância pelas autoridades de saúde.

Segundo a mesma fonte, o contágio aconteceu no último fim-de-semana de Agosto, durante uma festa privada com cerca de 60 pessoas e em festas ocorridas em pelo menos três bares de diversão nocturna, que se mantêm abertos, uma vez que não há funcionários afectados.

Os primeiros casos foram detectados no início dessa semana, entre um grupo de amigos que se juntou na praia e na piscina e que frequentou um bar.

Contagiaram depois outros cidadãos que, por sua vez, infectaram outros em festas ocorridas em pelo menos outros dois bares de diversão nocturna, de acordo com a investigação efectuada pelas autoridades de saúde aquando do inquérito epidemiológico.

Desde o início da pandemia, Torres Vedras, no distrito de Lisboa, contabiliza 6950 casos confirmados, dos quais 148 estão activos. Outras 6626 pessoas recuperaram e 176 morreram, de acordo com o boletim epidemiológico.