Digressão europeia de Gilberto Gil tem cinco concertos em Portugal com Adriana Calcanhotto

Músico e cantor brasileiro vai actuar, entre Outubro e Novembro, em Vila Real, Castelo Branco, Lisboa, Braga e Santarém. Vai apresentar um concerto que está a ser criado de raiz.

Foto
Gilberto Gil Eric Gaillard/ REUTERS

O músico brasileiro Gilberto Gil vai fazer uma digressão europeia por oito países, que terminará em Portugal, em Outubro e Novembro, com concertos em cinco cidades, incluindo Lisboa, acompanhado pela cantora Adriana Calcanhotto, anunciou a promotora esta terça-feira.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O músico brasileiro Gilberto Gil vai fazer uma digressão europeia por oito países, que terminará em Portugal, em Outubro e Novembro, com concertos em cinco cidades, incluindo Lisboa, acompanhado pela cantora Adriana Calcanhotto, anunciou a promotora esta terça-feira.

O “cantautor” tem marcados cinco concertos em Portugal: a 29 de Outubro, no Teatro de Vila Real; a 31 de Outubro, no Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco; a 3 de Novembro, no Coliseu de Lisboa; a 5 de Novembro, no Theatro Circo de Braga; e, a 7 de Novembro, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, anunciou a promotora de espectáculos IMpar.

Os concertos contam com a participação especial da cantora brasileira Adriana Calcanhotto, que sobe ao palco para interpretar alguns temas com Gil.

Antes de chegar a Portugal, Gilberto Gil passará por salas de espectáculos em França, Alemanha, Suécia, Áustria, Espanha, Bélgica e Hungria, num total de treze cidades europeias às quais se juntam, depois, as cidades portuguesas.

O concerto que o artista brasileiro vai apresentar está a ser criado de raiz, a partir do seu repertório, e será acompanhado pelos seus filhos Bem Gil, na guitarra e voz, José Gil, na bateria e percussão, e pelo neto João, também na guitarra.

Gilberto Gil “tem exercido um papel fundamental na modernização constante da Música Popular Brasileira”, sublinha a promotora, recordando uma carreira que se estende por mais de 50 anos, com 70 álbuns publicados e nove prémios Grammy. “Tornou-se um dos cantores e compositores mais influentes da cultura brasileira, de convicções firmes, alimentado apenas pelo seu talento e curiosidade”, acrescenta ainda, no comunicado.

Adriana Calcanhotto tem 16 álbuns editados, conquistou um prémio Grammy, foi nomeada Embaixadora da Universidade de Coimbra no Brasil, em 2015, tendo, desde então, passado algumas temporadas nessa cidade portuguesa enquanto professora convidada.