Programa de divulgação do mármore alentejano lançado na Milan Design Week

Os objectos da colecção revelada em Itália têm como “ponto de partida o mármore alentejano e toda a beleza e versatilidade deste recurso natural milenar”.

Fotogaleria

O Line of Marble, programa de divulgação do mármore alentejano, é lançado, nesta segunda-feira, na Milan Design Week, “o maior evento de design mundial direccionado para o mobiliário”, revelaram duas associações portuguesas de recursos minerais.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O Line of Marble, programa de divulgação do mármore alentejano, é lançado, nesta segunda-feira, na Milan Design Week, “o maior evento de design mundial direccionado para o mobiliário”, revelaram duas associações portuguesas de recursos minerais.

Até sábado, em Milão, irá ser revelada “uma colecção de objectos desenhados por nove ateliês nacionais e estrangeiros de design e arquitectura”, anunciaram as associações Portuguesa da Indústria dos Recursos Minerais (Assimagra) e Cluster Portugal Mineral Resources (ACPMR). Em comunicado, as duas entidades explicaram que os objectos da colecção têm como “ponto de partida o mármore alentejano e toda a beleza e versatilidade deste recurso natural milenar”.

“A colecção inclui uma linha de produtos e objectos funcionais de uso diário que vão ao encontro das necessidades do dia-a-dia, demonstrando as aplicações práticas que o mármore pode ter”, indicaram.

A apresentação do projecto conjunto das associações portuguesas de recursos minerais no Super Salone da Milan Design Week, em Itália, conta com a presença dos secretários de Estado da Economia, João Neves, e da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias.

Entre os participantes do Line of Marble estão “arquitectos e designers consagrados e novos talentos”, tais como “Aranda Pigem (Vilalta Arquitectes), Sam Baron, Gabriel Tan, Marta Brandão, Noé Duchaufour-Lawrance, Samuel dos Santos, Soraia Gomes Teixeira, Toni Grilo e Paula Moucheira”.

“O envolvimento das empresas do sector e as relações criadas com os projectistas foram fundamentais em todo o processo de desenvolvimento”, segundo a vice-presidente executiva da Assimagra​, Célia Marques, citada no comunicado. Esta parceria permitiu também “o fortalecimento da relação do sector da pedra natural com o sector do design”, continuou.

A Milan Design Week, assim como o Super Salone, “são tidos como uma referência mundial para o sector da indústria do mobiliário, sobretudo na área do design”, afirmaram as associações. E são a “montra ideal” para apresentar “as valências e a flexibilidade” do mármore e “o saber-fazer de várias gerações de empresas” do ramo em Portugal, acrescentaram.

“Escolhemos a Super Salone e a Design Week para esta apresentação por se tratar de uma referência e um palco privilegiado para mostrar a capacidade e versatilidade da indústria nacional, que é capaz de fazer diferente”, justificou a directora executiva da ACPMR, Marta Peres, igualmente citada no comunicado. Desta forma, é possível “aumentar o potencial de exportação e valorizar um produto de excelência português”, argumentou.

O projecto Line of Marble, promovido pela ACPMR, é co-financiado pelo programa operacional regional Alentejo 2020 e conta com a colaboração da Assimagra na concepção e desenvolvimento, assim como dos estúdios Maettone e Formas de Pedra.

O apoio técnico para o fornecimento de pedra, produção e execução das peças está a cargo das empresas Airelimestones, Formas de Pedra, Magratex, Netostones, Moca Stone e Solubema e ETMA.