Toyota Yaris Cross, o novo príncipe da selva urbana
“Fácil, rápido, inteligente”. Foram estas as linhas que serviram de guia para que os engenheiros da Toyota desenvolvessem um SUV pequeno, mas grande em muitos aspectos.
A partir de uma base de sucesso — o Yaris foi Citadino do Ano em Portugal e Carro Internacional do Ano —, a Toyota fez nascer o Yaris Cross, desenvolvido para a Europa e tendo os clientes europeus sempre em mente. O resultado é um automóvel compacto e dinâmico para sobressair na lufa-lufa de todos os dias na cidade e versátil q.b., dentro do espírito aventureiro que se espera de um sport utility vechicle (SUV).
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A partir de uma base de sucesso — o Yaris foi Citadino do Ano em Portugal e Carro Internacional do Ano —, a Toyota fez nascer o Yaris Cross, desenvolvido para a Europa e tendo os clientes europeus sempre em mente. O resultado é um automóvel compacto e dinâmico para sobressair na lufa-lufa de todos os dias na cidade e versátil q.b., dentro do espírito aventureiro que se espera de um sport utility vechicle (SUV).
Para tal, a Toyota criou um design que se pauta pelas linhas elegantes e vincadamente urbanas, casando-as com traços que remetem para a robustez necessária para quando se pretende ir um pouco mais além do asfalto. “Quando começámos a desenvolver o novo Yaris Cross, considerámos o valor dos SUV e o que entendemos que a futura geração de veículos do segmento B necessitava. O que veio à nossa mente foi um carro que permite aos proprietários expressar a sua individualidade e auxiliar os seus estilos de vida únicos e activos”, explicou o engenheiro-chefe adjunto do Yaris Cross, Hideaki Hayashi, citado em comunicado.
O “grande-pequeno”, como refere o emblema, chega, tal como o irmão em formato hatchback, com mecânicas a gasolina e electrificada Full-Hybrid, adoptando “os mais altos padrões de segurança” com a segunda geração do Toyota Safety Sense.
Assente sobre a plataforma GA-B para modelos compactos (que faz parte da estratégia Toyota New Global Architecture), o novo modelo permitirá obter, quando equipado com o sistema electrificado de propulsão híbrida Toyota, “prestações rápidas, eficiência de combustível, baixas emissões e manobrabilidade urbana num formato SUV”. E as incursões no fora de estrada não ficam comprometidas: para além da versão com tracção dianteira, serão disponibilizadas versões com sistema eléctrico de tracção às 4 rodas, designado All Wheel Drive - Intelligent (AWD-i).
Além do mais, mostra bem ao que vem, com a parte inferior da carroçaria, com um eixo horizontal alto que vai do nariz aos faróis traseiros, a aumentar a sensação de uma postura elevada. As rodas e pneus de diâmetro maior — com jantes de até 18 polegadas — adicionam ênfase visual, numa carroçaria cujo visual foi concebido para optimizar a eficiência aerodinâmica.
Por dentro, copia a aparência moderna e de qualidade do hatchback, exibindo detalhes para o distinguir: nos pilares dianteiros, nas soleiras das portas, na consola central e pelos novos acabamentos para os painéis das portas e apoios de braço. Na mala, há 397 litros de volume de carga disponíveis, que podem crescer, com as costas dos bancos traseiros rebatidas (em 60/40 de série ou na proporção de 40/20/40 nas versões mais equipadas), até um máximo de 1097 litros.
As motorizações são as já conhecidas do Yaris de cinco portas: uma híbrida e outra a gasolina. A primeira conjuga o motor Hybrid Dynamic Force de 1,5 litros de elevada taxa de compressão a um sistema eléctrico para uma potência combinada de 116cv (85 kW), sendo a condução eléctrica possível a velocidades até 130 km/h. A gerir a mecânica está uma caixa híbrida do tipo E-CVT. Já a gasolina, mas apenas sob encomenda, há o bloco a gasolina de 1,5 litros combinado com transmissão manual de seis velocidades. A unidade de três cilindros produz um máximo de 125cv (92 kW) às 6600 rpm e um binário máximo de 153 Nm entre as 4800 e as 5000 rpm.
O Yaris Cross chega a Portugal por estes dias, estando já disponível para encomendas online. Os preços arrancam nos 22.595€.