GNR de Braga resgatou cães amarrados e abandonados
O abandono de animais de companhia constitui um crime punível com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 60 dias.
O Comando Territorial de Braga da GNR resgatou cinco cães que se encontravam amarrados e abandonados numa habitação, no concelho de Braga, na terça-feira.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O Comando Territorial de Braga da GNR resgatou cinco cães que se encontravam amarrados e abandonados numa habitação, no concelho de Braga, na terça-feira.
Em comunicado, a GNR esclarece que os militares da Guarda fizeram diligências policiais, na sequência de uma denúncia, que culminaram com o cumprimento de um mandado de busca domiciliária.
No decurso da busca foram encontrados três cães adultos e duas crias, tendo-se apurado que “os mesmos tinham sido abandonados desde 14 de Agosto nuns anexos contíguos à habitação, onde estavam acorrentados e visivelmente desidratados”, refere a GNR.
Os animais foram entregues no Canil Intermunicipal de Braga e toda a informação sobre o caso remetida para o Tribunal Judicial de Braga.
A GNR recorda que o abandono de animais de companhia constitui um crime punível com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 60 dias.
A Guarda, através do Serviço da Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a protecção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520).