Museus nacionais celebram o Dia Internacional da Juventude com bilhetes grátis para jovens
Dia 12 de Agosto, para celebrar o Dia Internacional da Juventude, museus, monumentos e palácios abrem portas aos jovens entre os 12 e 29 anos, com entradas gratuitas.
Os museus, monumentos e palácios tutelados pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) celebram o Dia Internacional da Juventude esta quinta-feira, dia 12, com entradas gratuitas para jovens entre os 12 e os 29 anos.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Os museus, monumentos e palácios tutelados pela Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) celebram o Dia Internacional da Juventude esta quinta-feira, dia 12, com entradas gratuitas para jovens entre os 12 e os 29 anos.
As comemorações desta data são promovidas pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, às quais a DGPC se associa, abrindo as portas de museus e monumentos aos jovens desta faixa etária com gratuitidade também para actividades inspiradas na alimentação, ambiente e sustentabilidade.
Este ano, a data vai ser usada para assinalar e promover a visão dos jovens sobre o tema Transformar Sistemas Alimentares: Inovação Juvenil para a Saúde Humana e Planetária, e serão desenvolvidas iniciativas que apelem a adesão da população jovem à reflexão.
“Actualmente, os jovens têm um papel crucial na implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O mundo tem testemunhado a mobilização, sem precedentes, das pessoas jovens em todo o mundo, o que demonstra o enorme potencial que possuem para responsabilizar decisores”, lê-se num texto sobre a iniciativa, colocado na página online da DGPC.
A Década de Acção anunciada pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, em Setembro de 2019, “exige que as populações, incluindo a jovem, gerem um movimento imparável que alavanque as transformações necessárias”, acrescenta.
O tema escolhido para 2021 “permite aos jovens a oportunidade de integrar as suas vozes, acções e iniciativas, bem como, defender o seu envolvimento pleno, universal e equitativo em esforços para enfrentar os enormes desafios que a humanidade enfrenta”, sublinha ainda.