Castelo Branco com rota gastronómica multicultural

A rota gastronómica, criada pela Amato Lusitano, “pretende divulgar receitas que, além de populares e tradicionais, são expressões máximas da cultura”, explica a associação.

Foto
Miguel Manso

A Amato Lusitano - Associação de Desenvolvimento (ALAD) vai lançar uma rota gastronómica multicultural, em Castelo Branco, para dar a conhecer a gastronomia mundial e promover os restaurantes locais, foi anunciado esta quinta-feira.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A Amato Lusitano - Associação de Desenvolvimento (ALAD) vai lançar uma rota gastronómica multicultural, em Castelo Branco, para dar a conhecer a gastronomia mundial e promover os restaurantes locais, foi anunciado esta quinta-feira.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a ALAD refere que, actualmente, está a executar o Plano Municipal para a Integração de Migrantes 2ª Geração (PMIM 2G), em parceria com o município de Castelo Branco, iniciativa que tem como objectivo desenvolver uma estratégia para a integração dos migrantes.

“Uma das actividades de destaque, dinamizada em parceria com a Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa, é o lançamento de uma rota gastronómica multicultural que pretende dar a conhecer a gastronomia do mundo, bem como, promover os estabelecimentos de restauração onde se poderão degustar estes pratos”, lê-se na nota.

A ALAD adianta ainda que a rota gastronómica “pretende divulgar receitas que, além de populares e tradicionais, são expressões máximas da cultura dos seus países, para além de promover a diversidade cultural existente no nosso país”.

O projecto inclui a organização, em Castelo Branco, da II Semana da Multiculturalidade, entre 25 e 29 de Outubro, sendo que o objectivo desta iniciativa é promover a diversidade cultural, através da organização de seminários, debates, exposições e a criação da rota gastronómica multicultural, entre outros eventos de cariz sociocultural.

“A ALAD desafia assim todos os restaurantes a associarem-se a esta iniciativa e para tal, basta criar um prato gastronómico de países diferentes, devidamente identificado, constituído no mínimo por um prato principal”, sublinha.

A associação desafia ainda os estabelecimentos de restauração a inscreverem-se através do site da ALAD, indicando o menu gastronómico multicultural e o seu país de origem, até dia 1 de Outubro.

A ALAD é uma associação privada sem fins lucrativos que iniciou a sua actividade em 1998 para dar resposta às necessidades dos grupos mais vulneráveis na sequência da identificação de vários problemas sociais e situações de risco existentes no concelho de Castelo Branco.

A associação procura promover a inclusão social, igualdade de oportunidades e de género, e não-discriminação.