Há uma nova praia fluvial no Alqueva, na aldeia que deu nome à barragem
Em funcionamento há duas semanas, terá inauguração oficial esta quarta-feira. Outra praia está em construção no concelho do Alandroal.
Uma nova praia fluvial já entrou em funcionamento no Alqueva, junto da aldeia que deu nome à barragem, no concelho de Portel, distrito de Évora, fruto de um investimento de cerca de 600 mil euros.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Uma nova praia fluvial já entrou em funcionamento no Alqueva, junto da aldeia que deu nome à barragem, no concelho de Portel, distrito de Évora, fruto de um investimento de cerca de 600 mil euros.
“A praia já está em funcionamento há cerca de duas semanas”, mas a “inauguração oficial” está marcada para quarta-feira, 4 de Agosto, revelou o presidente da Câmara de Portel, José Manuel Grilo, em declarações à agência Lusa.
Segundo o município, a cerimónia de inauguração oficial da nova praia, a quarta a ser criada na albufeira do Alqueva e a segunda do concelho, realiza-se com a presença da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.
O autarca adiantou que o projecto da nova praia envolveu um investimento de “cerca de 600 mil euros”, explicando que o valor da obra subiu 200 mil euros em relação ao “inicialmente previsto”, que era de 400 mil. Do total investido, o projecto contou com um “financiamento de 300 mil euros” do programa Valorizar, do Turismo de Portugal, indicou José Manuel Grilo.
Situada a cerca de um quilómetro da aldeia de Alqueva, a nova praia, construída numa “baía da barragem”, tem 150 metros de areal com vigilância, além de bar, balneários, casas de banho e equipamentos de apoio, incluindo para pessoas com mobilidade reduzida. Esta nova zona balnear, cujo acesso se faz através de uma “estrada asfaltada”, conta ainda com um ancoradouro nas proximidades, que já existia, assinalou o autarca.
Lembrando que esta será “a quarta praia do Alqueva e a segunda de Portel”, o autarca considerou que o investimento nestas infra-estruturas foi “uma aposta ganha, pelo número de pessoas que as utilizam e pelo movimento no comércio e na restauração locais”.
As praias “contribuem para o desenvolvimento turístico do concelho e do Alentejo” e este projecto “traz ganhos para toda a região e para os concelhos “banhados” pelo lago Alqueva”, acrescentou.
Uma outra praia fluvial no Alqueva está em construção perto da aldeia de Montes Juntos, no concelho de Alandroal, também no distrito de Évora.
Já existem outras três destas zonas balneares nas margens portuguesas da albufeira do Alqueva, situadas em Amieira, também no concelho de Portel; em Monsaraz, no concelho de Reguengos de Monsaraz; e em Mourão, no distrito de Évora.