Designer Virgil Abloh junta-se ao grupo LVMH
O conglomerado de luxo francês comprou 60% da marca do criador norte-americano, a Off-White.
A marca do designer norte-americano Virgil Abloh acaba de se juntar à LVMH. O conglomerado de luxo francês — detentor de marcas como a Louis Vuitton, a Loewe, a Givenchy ou a Fendi — comprou a maioria das acções da Off-White. Quanto a Virgil Abloh, o criador passará a assumir outras funções na LVMH, relacionadas com o lançamento de novas marcas, informou a empresa, esta terça-feira.
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A marca do designer norte-americano Virgil Abloh acaba de se juntar à LVMH. O conglomerado de luxo francês — detentor de marcas como a Louis Vuitton, a Loewe, a Givenchy ou a Fendi — comprou a maioria das acções da Off-White. Quanto a Virgil Abloh, o criador passará a assumir outras funções na LVMH, relacionadas com o lançamento de novas marcas, informou a empresa, esta terça-feira.
Virgil Abloh começou a colaborar com a LVMH em Março de 2018, quando foi convidado a criar uma colecção masculina para a Louis Vuitton, a principal empresa do grupo. O designer, que é também DJ e artista visual, é especializado em streetwear e conhecido por misturar a alfaiataria e os vestidos de noite com ténis ou padrões camuflados. As suas criações são influenciadas pela arte urbana e o hip hop.
É esta lufada de ar fresco que o criador deverá trazer à gigante francesa, no lançamento de novas marcas — depois de a marca da cantora Rihanna, a Fenty, ter sido suspensa em Fevereiro deste ano — e colaborações com as casas de moda do grupo. O objectivo é também atrair consumidores mais jovens para a LVMH, liderada pelo empresário francês Bernard Arnault.
Sobre o negócio, do qual não foram adiantados valores, foi esclarecido que a LVMH comprou 60% da Off-White, ficando Virgil Abloh com os restantes 40% e mantendo-se como director criativo da marca que fundou em 2013.
A inclusão de mãos dadas com o luxo
Nos últimos três anos, Virgil Abloh, que foi considerado pela revista Time uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2018, tem vindo a distinguir-se no mundo da moda por passar mensagens de inclusividade e de igualdade de género, levando para os desfiles temas como a identidade racial, através de performances de poesia ou instalações artísticas. Aliás, no Verão passado, o designer apresentou a colecção, repleta de fatos coloridos e coordenados confortáveis, em Xangai, na China, quando dezenas de marcas cancelaram os desfiles. Recentemente, vestiu o cineasta e presidente do júri Spike Lee para o Festival de Cannes.
O criador, de Rockford, Illinois, filho de jejes do Gana, reconhece que o seu novo papel na LVMH vai ajudá-lo a tornar a Off-White “numa marca verdadeiramente de luxo em várias linhas” e que é uma forma de fomentar a diversidade na indústria da moda.
Formado também em engenharia e arquitectura, o designer já pôs esse conhecimento ao serviço da moda, ao colaborar com a Rimowa, na criação de malas de viagem transparentes, e com a Moët & Chandon, na concepção de garrafas de champanhe — ambas pertencentes ao grupo de luxo francês. No entanto, o primeiro contacto de Abloh com a LVMH recua a 2009, quando estagiou na Fendi, ao mesmo tempo que Kanye West.
No início deste mês, o conglomerado investiu também na marca de roupa e acessórios homónima de Phoebe Philo, a designer britânica anteriormente responsável pela Céline, que será lançada em breve.