Estudante de 18 anos será a pessoa mais nova a ir ao espaço no voo inaugural da Blue Origin
Oliver Daemen, filho de um multimilionário, vai juntar-se à pioneira da aviação norte-americana Wally Funk, de 82 anos, que será a pessoa mais velha no espaço e que na década de 60 foi rejeitada para o programa de astronautas por ser mulher.
Um estudante holandês de 18 anos irá ser a pessoa mais nova no espaço ao embarcar na terça-feira com o magnata norte-americano Jeff Bezos no voo inaugural da Blue Origin, anunciou esta quinta-feira a empresa aeroespacial.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Um estudante holandês de 18 anos irá ser a pessoa mais nova no espaço ao embarcar na terça-feira com o magnata norte-americano Jeff Bezos no voo inaugural da Blue Origin, anunciou esta quinta-feira a empresa aeroespacial.
Oliver Daemen, filho de um multimilionário, vai juntar-se ainda ao irmão de Jeff Bezos, Mark, e à pioneira da aviação norte-americana Wally Funk, de 82 anos, que será a pessoa mais velha no espaço e que na década de 60 foi rejeitada para o programa de astronautas por ser mulher.
O quarto lugar da viagem espacial, a primeira da Blue Origin, fundada por Bezos, estava inicialmente reservado a quem pagasse mais pelo bilhete colocado a leilão, sem fins lucrativos.
Contudo, o “vencedor”, que pagou 28 milhões de dólares (23,7 milhões de euros), desistiu devido “problemas de agenda”, tendo a Blue Origin cedido o lugar ao pai de Oliver, a segunda pessoa que mais dinheiro deu pelo bilhete e que ofereceu a viagem ao filho, que detém uma licença de piloto privado e é fascinado pelo espaço, Lua e foguetões desde os 4 anos.
O voo deverá durar 11 minutos, permitindo aos passageiros “flutuarem” em ambiente de microgravidade e observarem a curvatura do planeta Terra, e irá ocorrer no dia em que se completam 52 anos sobre a chegada dos norte-americanos (e dos dois primeiros humanos) à superfície da Lua.
No domingo, o multimilionário Richard Branson concluiu o primeiro voo espacial da Virgin Gallactic, empresa que fundou.